Renan Filho mostrará em Lisboa que com o Novo PAC, o Brasil inicia um novo ciclo de investimentos para a infraestrutura nacional
Nacional
Ministro dos Transportes vai a Portugal
Evento será no dia 22 de setembro, em Lisboa, e terá apoio do Portugal Export
O ministro dos Transportes, Renan Filho, vai a Portugal, no dia 22 de setembro, para apresentar as oportunidades de investimentos nos segmentos rodoviário e ferroviário que surgem com o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), anunciado no último dia 11 de agosto.
O encontro de negócios reunirá os setores público e privado e será realizado a partir das 10h, em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara do Porto de Lisboa, com apresentações no Auditório Almada Negreiros.
O Grupo Brasil Export foi convidado e será representado por Marcelo Sobreira, diretor-executivo do Portugal Export. “O Brasil Export é o maior fórum de infraestrutura e logística do país, reconhecido pelos setores público e privado. O convite do Ministério dos Transportes materializa esse reconhecimento”, diz Sobreira..
Com o Novo PAC, o Brasil inicia um novo ciclo de investimentos para a infraestrutura nacional, com oportunidades que totalizam R$ 280 bilhões (€53bi) para os transportes nos próximos anos, sendo R$ 185,8 bilhões (€35bi) voltados às rodovias e R$ 94,2 bilhões (€18bi) para as ferrovias.
O Ministério dos Transportes informou que está avançando no aperfeiçoamento de instrumentos regulatórios, incluindo novos mecanismos de mitigação de riscos. O objetivo é ampliar a base de investimentos privados e construir um ambiente institucional e regulatório propício à realização de investimentos em infraestrutura de transportes no Brasil.
Além de apresentar esta nova política de concessões aos possíveis investidores, o ministro Renan Filho irá divulgar o pipeline de projetos, com ênfase nos ativos com níveis de maturidade mais avançados.
O roadshow em Lisboa também visa promover interação e diálogo entre concessionárias, empresas de Engineering, Procurement and Construction (EPC), bancos e fundos de investimento.
Na ocasião, o Ministério dos Transportes estará à disposição para debater com os investidores, esclarecer dúvidas e receber sugestões para aprimorar a modelagem.
Projetos
Os R$ 185,8 bilhões que serão destinados a rodovias incluem investimentos em obras públicas, estudos e concessões, além da manutenção de toda a malha rodoviária do País. Desse montante, R$ 73 bilhões devem vir de recursos públicos e R$ 112,8 bilhões de investimentos privados. Do total de empreendimentos, há 167 obras e 113 projetos para iniciar novas construções.
Já dos R$ 94,2 bilhões previstos para as ferrovias, serão R$ 6 bilhões em recursos públicos e R$ 88,2 bilhões em investimento privado.
O planejamento do novo PAC inclui projetos em todas as regiões do Brasil. Para o Norte, o valor em investimentos deve chegar a R$ 21,3 bilhões, com destaque para a construção da ponte internacional da Guajará-Mirim, na BR-425/RO, que facilitará a ligação de Rondônia com a Bolívia.
No Centro-Oeste, onde estão previstos R$ 46,3 bilhões, a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico 1) é uma das principais obras, já que aumentará a conectividade entre os estados, fomentando a economia e o escoamento da produção agropecuária regional.
Para o Nordeste, o total de investimentos é de R$ 49,1 bilhões. No modal ferroviário, está a inclusão do trecho entre Salgueiro e Suape (PE) no projeto da Transnordestina, excluído da proposta no fim do ano passado por inviabilidade econômica. Entre os empreendimentos rodoviários, destaque para a conclusão da duplicação da BR-101/SE, demanda histórica da população de Sergipe.
O maior volume de recursos está no Sudeste, com R$ 96,1 bilhões, sendo a maior parte em investimentos de concessões existentes e novos editais previstos, como a BR-381/MG, de Belo Horizonte a Governador Valadares, com leilão marcado para 24 de novembro; e a concessão da BR-040, no trecho que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Juiz de Fora (MG).
No Sul, onde estão previstos R$ 57,8 bilhões em recursos, destaque para a obra do contorno viário de Florianópolis, na BR-101/SC. O projeto é executado com recursos privados e dará fluidez ao trânsito na região, uma vez que desviará o tráfego de longa distância do eixo principal da rodovia.