domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Sanovicz foi homenageado por entidades do setor turístico como o Skal ClubeCrédito: Reprodução/Instagram/Eduardo Sanovicz

Nacional

Lula e outras autoridades se despedem de Eduardo Sanovicz

Atualizado em: 4 de setembro de 2023 às 9:19
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Ex-presidente da Embratur e presidente do Conselho da Abear morreu na sexta-feira, aos 63 anos

Diversas autoridades prestaram homenagens neste sábado (2) a Eduardo Sanovicz, presidente do Conselho da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e ex-presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), que faleceu na sexta-feira (1º), em Santos (SP), vítima de um câncer, aos 63 anos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para falar de Sanovicz, destacando o seu papel na luta pelo desenvolvimento do País, além do legado deixado no setor do turismo.

“Eduardo Sanovicz foi um professor universitário e militante político brasileiro que durante toda a sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do país de forma inclusiva e democrática. Militou contra a ditadura e pelas diretas e atuou para desenvolver o turismo no Brasil. Trabalhou nas gestões petistas em Santos e São Paulo, foi presidente da Embratur no meu primeiro governo e presidiu a Associação Brasileira das Empresas Aéreas”.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, participou no sábado da inauguração de um voo direto entre São Paulo e Johanesburgo, capital da África do Sul, a partir do Aeroporto de Guarulhos (SP), que será operado pela Latam.

Antes mesmo da solenidade do primeiro voo, marcado para 17h25, com chegada à África às 8h10 de domingo, dia 3 (horário local), França discursou sobre Sanovicz e se emocionou.

“É uma coincidência de momentos, o falecimento do Eduardo e a gente fazer esse lançamento. De alguma forma ele inspirou e ajudou isso, a voltarmos a termos essa conexão. Que isso fique marcado, essa integração dos continentes, e de alguma forma ele será homenageado”, comentou o ministro, dizendo que o primeiro voo dessa nova operação levaria o nome de Sanovicz.

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, destacou o trabalho desenvolvido por Sanovicz em Santos e pelo setor de turismo. “Conheço ele desde 1989, quando trabalhamos juntos na Prefeitura de Santos. Eu era de Finanças e ele, da área administrativa. Ele combateu o bom combate! Vai fazer falta!”, afirmou.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), também usou as redes sociais para prestar homenagens.

“Muito competente, Edu era referência nacional e internacional no ramo do turismo e da aviação. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares”, escreveu o parlamentar.

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, classificou Sanovicz como um ícone e referência no setor. “O Brasil e o turismo estão de luto. Reverenciamos toda a sua luta, a sua dedicação ao turismo paulista e nacional e apresentamos nossos sinceros sentimentos a sua família e amigos”, comentou.

 

Brasil Export

Eduardo Sanovicz era conselheiro do Brasil Export, principal evento de debates de logística, infraestrutura e transportes do Brasil. O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, lamentou a morte do conselheiro e amigo. “Uma grande perda para o Brasil. Descanse em paz e obrigado por tudo, meu amigo”, escreveu.

“Deixou aqui, para que nós nos lembrássemos sempre dele, uma obra em que se preocupava muito com o Estado brasileiro e com sua população. Muitos de seus feitos continuarão sendo lembrados por muito tempo. Tenho certeza de que onde ele está hoje, continuará desempenhando suas tarefas sempre com dedicação, responsabilidade e buscando seus ideais do Estado brasileiro. Um grande abraço, meu amigo. Vá com Deus”, comentou o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos.

Vitor de Souza, sócio do Brasil Export, também se manifestou. “Eduardo é uma pessoa de muitos predicados e de bons adjetivos. (…) Ele tinha vaidade das coisas que fazia, vaidoso da família, de sua origem e principalmente da cidade de Santos, que amava tanto por conta de seus pais. E quis o destino que ele voltasse para Santos terminar sua vida. Vou ter sempre esse amigo na lembrança. Sua ida não é uma perda porque ele deixou um legado, cumpriu sua missão e definitivamente vai estar nas estrelas, como sempre. Minha homenagem e carinho à família”, disse.

Velório

O velório aconteceu na tarde de sábado, na Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. A pedido dos filhos, a cerimônia ocorreu de forma reservada para familiares e amigos mais próximos. Nenhum parente quis se manifestar.

Entre as autoridades que estiveram presentes, estavam o ministro Márcio França, e o ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu. O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), e o deputado Paulo Alexandre Barbosa enviaram coroas em homenagem.

O Ministério do Turismo, hoje chefiado por Celso Sabino de Oliveira, também enviou uma coroa de flores, assim como também fizeram as companhias aéreas Latam e Azul Linhas Aéreas, além da Embratur e diversas associações ligadas à aviação e ao turismo.

Após o período para o velório, a cerimônia de cremação ocorreu às 18h, reservada somente para os familiares.

Compartilhe:
TAGS Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo Associação Brasileira das Empresas Aéreas eduardo sanovicz