O resultado do encontro entre Lula e Alckmin não foi divulgado, mas uma das possibilidades é de que o vice-presidente deixe o Ministério de Indústria e Comércio para Márcio FrançaCrédito: Ricardo Stuckert/PR
Nacional
Lula se reúne com Alckmin para debater reforma
Expectativa é de que mudanças em ministérios sejam anunciadas nesta terça-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se reuniram na noite desta segunda-feira, 4, no Palácio do Alvorada, para debater a reforma ministerial que vai abrigar os partidos Republicanos e Progressistas na Esplanada e, ainda, o espaço a ser ocupado pelo PSB nesse novo cenário. Foi o último capítulo de um dia marcado por reuniões e negociações para definir o novo desenho da Esplanada dos Ministérios. Até os primeiros minutos desta terça-feira (5), era considerado garantido que o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) seja indicado para o Ministério de Portos e Aeroportos.
A nova composição do ministério deve ser anunciada por Lula no início da manhã deste dia 5, em sua live semanal “Conversa com o Presidente”, que ocorre às 8 horas.
Até o fechamento desta edição, o resultado do encontro entre Lula e Alckmin não havia sido divulgado. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, com Costa Filho na pasta de Portos, o atual titular do órgão, Márcio França (PSB), pode migrar para a pasta ocupada por Alckmin, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ou para a pasta de Ciência e Tecnologia.
Na última semana, Lula chegou a anunciar a criação do Ministério de Micro e Pequenas Empresas para abrigar uma das siglas, mas sem o interesse dos partidos de ocupar a pasta, pode recuar na criação do seu trigésimo oitavo Ministério.
Durante a tarde desta segunda-feira, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou em entrevista ao jornal da Globo News, que a reforma ministerial aconteceria nas “próximas horas”, mas que essas próximas horas poderiam “ser estendidas” caso as conversas com os partidos demorassem um pouco mais.
Pimenta sinalizou como positiva a ampliação da base do governo e afirmou que as conversas estão bem adiantadas, mas que logo devem ser finalizadas. “As conversas estão acontecendo e acredito que nas próximas horas nós vamos poder concluir esse processo todo”, disse.
No último final de semana, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse ao portal Poder 360 que a reforma ministerial deve sair até esta terça-feira, 5. A pasta de Dias é uma das mais cobiçadas pelo Progressistas.
Lula chegou a negociar a pasta, mas sem o programa social Bolsa Família, que é um dos principais redutos eleitorais do PT e a sigla não abre mão de coordenar. Com isso, o Bolsa Família pode migrar até para a Casa Civil.
Outro lugar cobiçado pelas siglas Progressistas e Republicanos é a Secretaria de Apostas Esportivas, que atualmente está no Ministério da Fazenda, mas pode migrar para o Ministério do Esporte. A pasta, nesta nova configuração, seria coordenada pelo deputado André Fufuca (PP/MA).