As máquinas adquiridas pela Super Terminais permirão a redução de 5.200 litros anuais de óleo hidráulico, o que irá refletir em uma economia de R$ 345 mil por ano, aproximadamente
Região Norte
Super Terminais inaugura primeiros guindastes elétricos do mundo
Empresa investiu R$ 260 milhões nos equipamentos com o objetivo de melhorar logística do Amazonas
Manaus (AM) é a primeira cidade do mundo a contar com guindastes 100% elétricos operando no setor portuário. Os equipamentos de alta tecnologia, importados da Alemanha, foram instalados no Super Terminais, empresa privada que atua no Polo Industrial da capital amazonense, e inaugurados na quarta-feira (6).
O evento contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima; do CEO da empresa Konecranes Gottwald, Heribert Barlage; do diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, além de deputados federais, estaduais e empresários do Brasil e do exterior.
Há três anos o Super Terminais iniciou um ciclo de investimentos no valor de R$ 260 milhões, com o objetivo de unir inovação e sustentabilidade. As obras visaram a expansão da capacidade do terminal, incluindo a ampliação do píer flutuante da empresa e a compra dos equipamentos de alta tecnologia, que reduzem o impacto ambiental da atividade portuária.
Somente nos guindastes, a companhia investiu R$ 80 milhões. As máquinas permitirão a redução de 5.200 litros anuais de óleo hidráulico, o que refletirá em uma economia de R$ 345 mil por ano, aproximadamente. Já o píer flutuante foi expandido em 180 metros, o que permitirá a atracagem de quatro navios simultaneamente e o aumento da capacidade atual. Os investimentos devem gerar 300 empregos diretos na região.
“Entendemos que o progresso anda de mãos dadas com a sustentabilidade. Esse investimento foi feito pensando no futuro do Amazonas e da região. O Estado vem crescendo cerca de 15% ao ano nas suas importações, suas fábricas nos distritos vêm se expandindo muito, por isso, vimos como oportuno trazer esses investimentos para Manaus”, disse Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Marcello também ressaltou que a tecnologia de ponta vai reduzir as emissões de gases do efeito estufa. “Temos o sonho de nos tornarmos um porto carbono zero”, afirmou Di Gregorio.
De acordo com o diretor, a escolha dos guindastes de modelo ESP 10, além dos fatores ambientais, tem maior capacidade de içamento, movimentando até 125 toneladas a uma velocidade de até 120 metros por minuto, e também a capacidade de alcance da lança, que chega a 64 metros.
“Isso vai permitir que o Super Terminais atenda navios maiores, como os da classe Super Post Panamax, com comprimento de 1.000 pés (305 m)”, explica Di Gregorio.
Já as obras de ampliação do píer flutuante devem terminar em dezembro deste ano, aumentando o píer em 180 metros. Com isso, a estrutura terá 600 metros de extensão e 14,4 mil metros quadrados de área, permitindo que quatro navios atraquem por vez, o dobro da capacidade atual.