Nacional
Prestes a assumir o cargo, futuro ministro promete diálogo
O futuro ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho não falou com a imprensa após o anúncio oficial do presidente Lula. Mas se manifestou nas redes sociais, afirmando que aceitou o convite e prometendo diálogo.
“Vamos juntos dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras, com o setor produtivo nacional, governadoras e governadores de Estado, prefeitos e prefeitas do Brasil para que, de maneira coletiva, possamos avançar na agenda do desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou o deputado, que, segundo sua assessoria, deverá passar o feriado no Recife (PE).
De acordo com interlocutores do Republicanos, Costa Filho reconheceu que não possui a mesma afinidade com o setor como o ministro Márcio França e prefere, pelo menos nos primeiros meses de gestão, dar sequência aos projetos já em andamento na pasta.
“Com o setor portuário, neste primeiro momento, tirando o Porto de Santos, teríamos uma dificuldade até de fazer uma boa gestão. Se o Republicanos entra e organiza um planejamento, mantém uma agenda que está pré-desenhada no Ministério, como a obra fundamental do túnel Santos-Guarujá, o Reporto, alguns trechos de dragagem que vão precisar ser refeitos… Se mantiver um planejamento estratégico, as coisas caminham bem”, disse uma liderança do Republicanos.
Outro projeto de Márcio França que é de interesse do Republicanos é o programa “Voa Brasil”, que pretende comercializar passagens aéreas a R$ 200.
Os deputados da sigla ressaltaram a importância da proposta para alavancar o setor aéreo. “É uma bela proposta. Só é preciso discutir como vai ser na prática”, disse um líder.