Segundo a Portos RS, os carregamentos aconteceram por meio dos navios MV Gulf Livestock II e Anna Marra, que tiveram como destino a Turquia e totalizaram 26.379 cabeçasFotos: Divulgação/Portos RS
Região Sul
Exportação de bovinos registra crescimento de 800% no Rio Grande do Sul
Até julho, movimentação de gado chegou a 120 mil cabeças ante 10,7 mil no mesmo período de 2022
As movimentações de gado vivo no Rio Grande do Sul atingiram um total de 120 mil cabeças até o mês de julho deste ano. Segundo a Portos RS, o número é 800% maior do que no ano passado, quando foram embarcados 10.720 animais. De acordo com a Autoridade Portuária, o Porto de Rio Grande tem sido uma importante porta de saída para o embarque de carga viva no Estado.
Entre o final de agosto e o início do mês de setembro, o complexo portuário de Rio Grande realizou mais duas operações de embarque de carga viva.
Segundo a Portos RS, os carregamentos aconteceram por meio dos navios MV Gulf Livestock II e Anna Marra, os quais tiveram como destino a Turquia e totalizaram 26.379 cabeças.
O MV Gulf Livestock II embarcou 7.111 animais em dois dias de operação. Já o navio MV Anna Marra carregou outros 19.268 bovinos. As duas operações se somam às demais já realizadas em 2023 e que colocaram o Porto do Rio Grande em destaque nesse tipo de embarque.
O aumento de 800% registrado nos sete primeiros meses do ano está relacionado, segundo a Autoridade Portuária, com a qualidade da raça e ao atendimento dos parâmetros sanitários.
Outro fator que contribui para esse crescimento, ainda segundo a Portos RS, é o fato dos países importadores não possuírem internamente fontes de proteína suficientes para alimentação da população e a opção pelo gado vivo se dá em razão de suas baixas capacidades de refrigeração. Nesse caso, o gado mais novo é exportado e termina seu desenvolvimento no país que o recebe.