Além do terminal de passageiros, a área plana da estrutura contará com um hotel 6 estrelas, área de lazer, um centro comercial com lojas, serviços e restaurantes, além de um helipontoFotos: Divulgação/BC Port
Região Sul
Futuro porto de cruzeiros em Balneário Camboriú terá até hotel 6 estrelas
Empresa obtém licença para construir o terminal, que poderá receber dois transatlânticos simultaneamente
O Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão ambiental do Estado de Santa Catarina, emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que viabiliza o porto de cruzeiros em Balneário Camboriú, da empresa BC Port. Segundo o órgão, o futuro terminal terá capacidade de receber, simultaneamente, dois transatlânticos com capacidade de 4 mil passageiros cada.
De acordo com o IMA, a previsão é de que seja necessário o emprego de 650 trabalhadores dentro de um cronograma de 30 meses, sendo que os investimentos totais para a implantação do novo empreendimento giram em torno de R$ 456,3 milhões.
Além do terminal de passageiros, a área plana da estrutura contará com um hotel 6 estrelas, área de lazer, um centro comercial com lojas, serviços e restaurantes, além de um heliponto.
Segundo a empresa, trata-se de um porto turístico com infraestrutura inédita no país, que impactará positivamente o turismo e a economia já que possui alto potencial de atrair mais investimentos das companhias de cruzeiros para o Estado, e mais navios para a costa brasileira.
O IMA afirmou que, para assegurar que as obras sejam implementadas, o empreendimento terá de seguir um programa ambiental para operar em condições de segurança, evitando danos ambientais às áreas de trabalho e em seu entorno, estabelecendo ações para prevenir e reduzir os impactos identificados e promover medidas mitigadoras e de controle.
O órgão ambiental destacou que serão realizadas supervisões diárias através de inspeções de campo com o objetivo de detectar não conformidades junto às obras de instalação do terminal. Estas inspeções serão registradas e notificadas ao empreendedor para análise, de forma a corrigi-las e/ou mitigá-las.
Também será monitorado o cumprimento das ações corretivas e/ou preventivas para cada não conformidade identificada. A fim de acompanhar a evolução da obra, mensalmente serão apresentados registros das estruturas implantadas e das atividades que virão a ser executadas.
“Todo processo de licenciamento ambiental é conduzido pelo IMA de forma célere com transparência e dedicação técnica dos nossos servidores, e a emissão de uma licença como essa, atesta que as exigências impostas pela legislação ambiental estão sendo cumpridas para o pleno controle ambiental da atividade e garantia da preservação da biodiversidade”, disse a presidente do IMA, Sheila Meirelles.
Sobre o terminal
O BC Port, Porto de Entretenimento Múltiplo, consiste na Instalação Portuária de Turismo (IPTur). O futuro complexo se assemelha a um aeroporto onde, além das salas de embarque e área de reabastecimento dos insumos dos navios, é equipado com lojas, restaurantes e hotel frente ao mar, na orla de Santa Catarina.
A BC Port foi a vencedora da concessão do terminal, pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de renovação, cujo contrato foi assinado com o então Ministério de Infraestrutura, em 2019.