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A aquisição do lote de materiais rodantes atende à demanda do agro e de outros insumos movimentados pelo tramo Norte da FNS, como celulose, combustíveis e fertilizantesCrédito: Divulgação/VLI

Região Nordeste

VLI adquire 168 vagões e três locomotivas para transporte do agro na Ferrovia Norte-Sul

Atualizado em: 11 de setembro de 2023 às 9:16
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Empresa investiu cerca de R$ 200 milhões na compra dos novos equipamentos

A VLI concluiu a compra de 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas para operação na Ferrovia Norte-Sul, que serão utilizados para o transporte do agronegócio brasileiro exportado pelo sistema portuário do Maranhão.

Os vagões serão fabricados pela Greenbrier Maxion, localizada em Hortolândia (SP), e devem ser entregues ainda neste ano. Já as locomotivas, modelo ES43BBi, foram adquiridas junto à Wabtec, fabricante instalada em Contagem (MG), com previsão de entrega até dezembro de 2024. A empresa investiu cerca de R$ 200 milhões na compra dos novos equipamentos.

Segundo a companhia, a aquisição deste novo lote de materiais rodantes atende à demanda do agronegócio brasileiro e também de outros insumos movimentados pelo tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, como celulose, combustíveis e fertilizantes.

Os vagões Hopper HTT, desenvolvidos e produzidos pela Greenbrier Maxion, possuem três principais diferenciais: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil. As otimizações permitem um incremento na capacidade de carga por trem.

Outro destaque é o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão. Além disso, as unidades novas possuem o sistema do truque Motion Control, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança.

Em abril deste ano, a companhia já tinha anunciado a aquisição de 78 vagões para operação no mesmo trecho, em virtude da inauguração oficial de um fluxo de retorno de fertilizantes em parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI). Esta operação é resultado de investimentos de cerca de R$ 400 milhões e liga o terminal da COPI, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins.

A VLI detém a concessão do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, que compõe o chamado corredor Norte da companhia. No último ano, a movimentação de cargas neste trecho teve aumento de 15%, em comparação com 2021, passando de 12,7 para 15 milhões de toneladas.

FCA

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, também recebeu investimentos recentes em material rodante. Foram adquiridos 215 vagões e nove locomotivas para transporte de celulose solúvel em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.

 

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TAGS agronegócio brasileiro Ferrovia Norte-Sul Greenbrier Maxion Terminal Integrador de Palmeirante