domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Silvio Costa Filho já está em Brasília e, segundo interlocutores, já trabalha na mudança da estrutura do Ministério de Portos e Aeroportos, buscando nomes de sua confiançaCrédito: Divulgação

Nacional

Silvio Costa Filho toma posse na quarta-feira como ministro

12 de setembro de 2023 às 9:08
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Antes disso está prevista uma reunião com o titular da pasta, Márcio França

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai tomar posse na próxima quarta-feira, 13. A informação foi divulgada ontem pelo deputado em suas redes sociais e confirmada pelo Palácio do Planalto

Uma reunião entre o ministro Márcio França e Silvio Costa Filho está marcada para esta terça-feira, 12. O futuro ministro chegou nesta segunda-feira, 11, em Brasília depois da confirmação de sua nomeação na pasta.

Silvio já está trabalhando pelas mudanças na estrutura do Ministério. Segundo interlocutores do deputado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou novas nomeações na Infraero e nas Companhias Docas.

Além disso, Silvio está buscando nomes de sua confiança para as secretarias. O único que deve ficar é Roberto Duarte Gusmão, secretário executivo do Ministério. Amigo de longa data do novo ministro, ele também já foi presidente do Porto de Suape, no Pernambuco.

A entrada de Silvio Costa Filho na Esplanada foi para abrigar a sigla Republicanos no governo em busca de apoio no Congresso Nacional. O diretório da sigla, porém, já informou que o deputado vai precisar se licenciar do partido, pois o Republicanos não tem interesse em fazer parte do Governo.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, tem dito a aliados que a sigla apenas perdeu nas mudanças. Segundo ele, não faz sentido tirar Márcio França para colocar um partido que não oferecerá votos no parlamento.

De forma reservada, representantes do setor reforçam que a troca de ministro com 8 meses de governo gera instabilidade no setor.

Pautas importantes podem perder  prazo, como a definição para o futuro da extensão do Reporto. O benefício vai até o dia 31 de dezembro e há o interesse para que o benefício vá até dezembro.

Na quarta-feira, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), relator do Reporto na Comissão de Tributação e Finanças, vai se reunir com representantes do setor portuário para definir as prioridades do texto.

A alguns aliados, Paulo Alexandre Barbosa já sinaliza que qualquer avanço no Congresso através do Projeto de Lei do Reporto vai depender do futuro ministro Silvio Costa Filho.

Compartilhe:
TAGS Márcio França ministro de Portos e aeroportos Silvio Costa Filho