sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O secretário-geral da Aladi, Sergio Abreu, disse que a integração entre os países se dará a partir dos investimentos nas oportunidades criadas dentro do desenvolvimento das hidroviasCrédito: Divulgação/Brasil Export

SEM CATEGORIA

Mercosul Export é novo marco na relação entre Brasil e Uruguai

Atualizado em: 12 de setembro de 2023 às 11:24
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Presidente em exercício e outras autoridades do país marcaram presença na abertura do evento

A primeira edição do Mercosul Export – Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado na capital do Uruguai, Montevidéu, recebeu grande atenção e apoio do governo do país vizinho. A presidente em exercício Beatriz Argimón esteve presente no primeiro dia de atividades do evento.

A vice-presidente assumiu o cargo máximo do Uruguai no domingo, dia 10. O presidente Luis Lacalle Pou cumpre agendas no Chile e na França, mas enviou uma mensagem em vídeo destacando a importância do Mercosul Export e dos debates que serão promovidos.

“Estamos torcendo, como vocês dizem, por temas muito importantes de logística que vão nos beneficiar mutuamente. (…) A sinergia e a complementação colaboram para que melhoremos os dois países”, disse Lacalle Pou no vídeo, exibido durante a solenidade de abertura.

Entre as autoridades uruguaias que discursaram estava o deputado federal e presidente da comissão de Assuntos Internacionais, Marne Osorio Lima. Ele classificou o Mercosul Export como um novo marco na relação entre Brasil e Uruguai. Também defendeu a ligação e atuação do Poder Legislativo dos dois países para as melhorias e projetos de infraestrutura.

“Na atividade parlamentar, somos chamados de facilitadores entre uruguaios e brasileiros para estarmos atentos e ser guardiões das políticas de Estado, que transcende os períodos de administração e governo. É com base no conhecimento técnico, que é feito com base no conhecimento profundo, de que quem realmente tem são os empresários. Eles que têm de fazer todos esses projetos de infraestrutura para gerar investimentos, desenvolvimento e oportunidades para nossas comunidades”, comentou o deputado.

Já o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Sergio Abreu Bonilla, disse que a integração entre os países se dará a partir dos investimentos nas oportunidades criadas dentro do desenvolvimento das hidrovias.

“Quando se vê pessoas e autoridades com bons investimentos, podemos perceber que a integração tem uma oportunidade valiosa a partir da hidrovia, que é onde teremos a primeira concessão que pode ser feita do ponto de vista comercial e também com controle jurídico”, afirmou, referindo-se à concessão da hidrovia da Lagoa Mirim, que ligará o Brasil ao país vizinho.

O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Eduardo Valles, também usou seu discurso na solenidade de abertura para falar da importância das hidrovias, não somente para os dois países, mas para a América do Sul.

“Qual o potencial que nos espera dessa hidrovia? São 40 milhões de toneladas de ferro provenientes de minério de ferro manganês de altíssima qualidade. Estávamos conversando com o governador de Mato Grosso recentemente, e existe a saída necessária do agro do Centro-Oeste do Brasil ao longo das rodovias bioceânicas, mas também ao longo do eixo da hidrovia. Isso nos espera um mercado que precisa do Brasil, do Paraguai, da Argentina e do Uruguai”, disse.

O Mercosul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

 

Compartilhe:
TAGS Fórum Internacional de Logística Infraestrutura e Transportes Mercosul Export