O painel abriu espaço para que os representantes da iniciativa privada pudessem apresentar suas ideias e discutir planos para futuros negócios entre os países do MercosulCrédito: Divulgação/Brasil Export
Mercosul Export
Políticas públicas do Uruguai deveriam ser adotadas no Brasil, avaliam debatedores
Representantes do setor privado elogiaram as práticas adotadas no país para o setor de logística
O último painel da edição de 2023 do Mercosul Export – Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em Montevidéu, no Uruguai, deu espaço para os representantes da iniciativa privada apresentarem suas ideias e discutir planos para futuros negócios entre os países do Mercosul. Durante a discussão, os debatedores elogiaram a prática de política adotada pelo governo uruguaio no setor, e que poderia e deveria ser adotada no Brasil, além do compartilhamento de boas práticas entre os países.
O CEO da Odfjell Terminals South America, Ary Serpa Júnior, afirmou que o Uruguai tem uma política de estado bastante clara e objetiva quanto a prestação de serviços voltados à logística. Ele defendeu que essa prática deveria ser implementada por todos os países do Mercosul.
“Acho que o que realmente resolveria, na minha visão, os problemas de logística, essa integração logística que nós tanto buscamos, seria realmente que os países trabalhassem fortemente em estabelecer políticas de estado claras. A mudança na legislação, novas legislações vindo a todo mundo, que acontece muito, algumas vezes até contraditória, acaba atrapalhando muito”, comentou.
O executivo disse ainda que a implantação de políticas públicas seriam amplamente otimizadas nas operações.
“Temos que ser eficientes, mas nem sempre conseguimos ser da forma que se deveria, justamente em função dessa burocracia que enfrentamos. A melhor coisa que poderia acontecer é definir uma política de estado, mas independente de governo ou lados partidários”, analisou.
Durante os dois dias de visita da comitiva do Mercosul Export ao Uruguai, o Gerente Regional de Rebocadores da Wilson Sons, Marcelo Knaak, classificou que o país vizinho ao Brasil vem se consolidando como um grande operador logístico e, por essa razão, defendeu a ideia de compartilhamento de experiências.
“Temos um horizonte interessante em compartilhar aquilo que dá certo, até porque no final do dia estamos falando de polos irmãos, países vizinhos. Depois de dias aqui no Uruguai, saio com sentimento de que o país foi muito eficiente em concretizar o que foi pensado décadas atrás. Hoje, se tem um ambiente leve de negócios, descomplicado. Vemos aí uma série de coisas que saímos daqui com um sentimento de que queremos ser igual, poder se aproximar desse patamar”, disse.
O pensamento de compartilhar ideias, além da prática de política de Estado, foi também comentado por Rodrigo Velho, diretor comercial do Tecon Rio Grande. Segundo ele, mesmo o Uruguai sendo um país pequeno em comparação com o Brasil em tamanho e número de cargas movimentadas, o país consegue ser muito mais criativo para os negócios e desenvolvimento econômico.
“Nós vemos o Uruguai com um ambiente muito propício para o empreendedorismo. Durante as nossas visitas, quando se fala em números, para nós, brasileiros, são números abaixo do que estamos acostumados a ver. Exatamente por conta disso, que se começa a ser criativo. Quando não se tem abundância, é preciso gerar negócios, estabelecer um plano muito mais amplo que não beneficie somente os negócios ou região, mas o país como um todo”, comentou.
De acordo com o executivo do Tecon, o exemplo de políticas praticadas no Uruguai devem servir como exemplo.
“Estamos falando disso tudo do Uruguai, que fez isso com 3 milhões de habitantes, um território bem menor do que o brasileiro, mas muito inteligente, eficiente e muito mais capaz de desenvolver negócios. Essas políticas de Estado, e sem ideologia, precisam olhar nosso país e demais regiões de uma maneira muito mais ampla. Se a gente conseguir levar para o Brasil o que se falou aqui e estabelecer algumas ações parecidas com as que foram feitas aqui, não tenho dúvidas de que a gente desenvolva melhor”, afirmou.
O painel contou ainda com as participações de Juan Pablo Muñoz, diretor da Câmara Uruguaia de Logística (Calog), e Alexis Ponce, dirigente do Centro de Navegação do Uruguai. A mediação foi do jornalista Leopoldo Figueiredo, diretor de redação do BE News.
O Mercosul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.