Além do lançamento do aplicativo da Marinha, houve uma solenidade em comemoração aos 176 anos da Capitania dos Portos de São Paulo, celebrados no último dia 11Crédito: Cássio Lyra/BE News
Região Sudeste
Mirando a Operação Verão, Marinha lança aplicativo de segurança da navegação
Lançamento do NAVSEG, em parceria com o Ministério do Turismo, ocorreu em todo o Brasil
A Marinha do Brasil lançou na quarta-feira (13) o aplicativo NAVSEG, plataforma online que tem como principal objetivo reforçar a segurança da navegação em todo o território marítimo nacional. Em São Paulo, a Capitania dos Portos do Estado, em solenidade realizada no Cais da Marinha, no Porto de Santos, apresentou o novo projeto para autoridades e a representantes da comunidade marítima. Para o Capitão dos Portos, o novo aplicativo será de importante uso principalmente com a proximidade da Operação Verão.
O NAVSEG usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos navios e embarcações que utilizarem a plataforma, assim permitindo que todos os dados monitorados sejam monitorados pela Capitania dos Portos durante o período de navegação.
No app, que é gratuito, e pode ser adquirido nas principais plataformas de aplicativos, é preciso fazer uma inscrição tanto da embarcação, quanto do condutor. Feito isso, antes de iniciar uma viagem, é preciso compartilhar as informações de origem e destino do local programado, que será automaticamente compartilhado com a Capitania dos Portos, que fará o acompanhamento do trajeto.
O capitão dos portos de São Paulo, capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá reforçou que, ao final do trajeto, é preciso que o condutor volte a acessar a plataforma para poder indicar o término da viagem.
“No nosso centro de controle, nós fazemos o acompanhamento das embarcações que compartilharam viagem. Ao término delas, é preciso indicar a conclusão, porque caso isso não aconteça, nosso painel trabalha como se a embarcação ainda estivesse em alto mar, podendo alertar para possíveis sinais de risco que são indicados por diferentes cores”, explicou.
Graças a sua funcionalidade, em caso de necessidade de socorro ou salvamento, será possível identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio do socorro.
“A Marinha sempre foi pioneira na busca e aplicação de novas tecnologias em prol das suas atividades. Nesse contexto, trazer a possibilidade de um aplicativo com uma série de recursos que otimize nossa capacidade de pronto emprego, é muito bom para que a Marinha consiga estar em todos os momentos que se fizer necessário”, comentou o capitão dos portos.
O NAVSEG pode ser usado por condutores de embarcações de esporte e recreio, embarcações de médio e pequeno porte, bem como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.
Operação Verão
A nova plataforma visa também a proximidade da Operação Verão, prevista para começar no final do ano, onde a Marinha emprega seus esforços pela segurança e fiscalização em alto mar.
“Trata-se de uma operação muito grande que a autoridade marítima coordena em todo o Brasil e é importante que se tenha esse aliado que é o aplicativo, nos prestando informações online e precisas. É uma otimização do emprego dos nossos recursos”, afirmou o comandante.
Além do lançamento do NAVSEG, a quarta-feira foi marcada para uma solenidade em comemoração aos 176 anos da Capitania dos Portos de São Paulo, que foi celebrado no último dia 11.
O aplicativo é uma parceria da Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas, com o Ministério do Turismo. Além de São Paulo, o lançamento ocorreu, também, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Rio Grande (RS), Ladário (MS), Brasília e Manaus (AM).