sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Porto do Itaqui irá mostrar suas potencialidades e possibilidades de crescimento, já que conta com localização estratégica, entre as regiões Nordeste e Norte do paísCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Porto do Itaqui participa de seminário sobre atração de investimentos para o Maranhão

Atualizado em: 14 de setembro de 2023 às 9:13
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Objetivo é apresentar negócios com potencial de crescimento a possíveis investidores

O Porto do Itaqui, o governo do Maranhão e o Banco do Nordeste (BNB) promovem nesta quinta-feira (14) o seminário “Maranhão de Oportunidades: seminário para atração de investimentos”, com objetivo de apresentar a investidores e à direção do BNB, negócios com potencial de crescimento no Estado.

Serão detalhados os resultados obtidos pelo Porto do Itaqui e pela Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc).

Já o Banco do Nordeste vai apresentar ao governo do Estado e aos empresários, linhas de crédito capazes de financiar novos projetos de infraestrutura, além de explicar como se candidatar aos financiamentos. Atualmente, a instituição financeira é a responsável por 63% dos financiamentos realizados no Maranhão, de acordo com dados do Banco Central do Brasil.

Além de empresários, instituições como Sebrae, Fiema e Fecomércio, também estarão representadas no evento.

O Porto do Itaqui irá mostrar suas potencialidades e possibilidades de crescimento, já que conta com localização estratégica, entre o Nordeste e Norte do país, e a rota de navegação mais próxima para a costa leste da América do Sul à Europa, Estados Unidos e outros destinos internacionais, tornando-o ponto de entrada e saída importante para o comércio internacional.

Também é beneficiado por uma profundidade natural adequada para receber embarcações de grande porte, incluindo navios porta-contêineres, graneleiros e petroleiros, facilitando o transporte de grandes volumes de carga, entre eles minério de ferro, soja, milho, combustíveis e celulose.

Serão detalhados ainda os últimos investimentos feitos no complexo para melhorar e ampliar a infraestrutura portuária, as possibilidades de acesso rodoviário e ferroviário e as ações que têm sido adotadas visando minimizar o impacto ambiental causado pelas operações.

Entre essas medidas está a elaboração do Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui, por meio de uma cooperação técnica com a Fundação Porto de Valência, da Espanha.

A operação ship to ship realizada pela primeira vez em julho deste ano no complexo portuário maranhense é outra novidade que será detalhada aos investidores, já que traz benefícios como redução de custos, de tempo de espera operacional e abre novas possibilidades de negócio.

Compartilhe:
TAGS atração de investimentos Banco do Nordeste Maranhão PORTO DO ITAQUI