sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Executivos da MMS Empreendimentos, empresa que apresentou a melhora no Porto de Itajaí, fizeram uma visita à Superintendência do Complexo Portuário nesta sexta-feira

Região Sul

MMS Empreendimentos revela interesse de operadores chineses no Porto de Itajaí

Atualizado em: 16 de setembro de 2023 às 10:45
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Comitiva da empresa que apresentou a melhor escolha na etapa de classificação do leilão da Antaq visitou o complexo

Executivos da MMS Empreendimentos, empresa vencedora da etapa classificatória do leilão de arrendamento transitório do Porto de Itajaí, fizeram uma visita à Superintendência do Complexo Portuário nesta sexta-feira (15). No encontro com a diretoria do porto, a comitiva revelou o interesse de operadores do setor portuário da China para criar parcerias com Itajaí, visando a movimentação de cargas.

O diretor comercial da MMS Empreendimentos, D’Artagnan Balsevicius Junior, afirmou que, após a conclusão do edital e oficialização do vencedor, prospecta avanços para o futuro terminal, incluindo parceria com operadores do setor portuário da China, que ocupa um dos maiores em número de movimentações de cargas no mundo.

Segundo o executivo, um dos objetivos é criar uma linha direta entre Itajaí e uma das cidades chinesas, projetando desenvolver um comércio bilateral forte.

“Ainda não podemos divulgar o nome da empresa ou das empresas parceiras que farão parte de nossas operações, caso vencermos no dia 19 este certame. Mas o que podemos adiantar é que nós estamos avançados a transformar Itajaí na cidade irmã de Zhuhai. Atualmente, Zhuhai é uma cidade na China que tem 10 portos, e a nossa intenção é criar uma linha direta de Itajaí a Zhuhai, ganhando assim tempo e eficiência nas operações. Nós temos grande parceria e relação com grupos chineses que estão conosco com a intenção de desenvolver um comércio bilateral muito mais forte e, mais do que isso, de criar uma linha dedicada entre China e Itajaí”, afirmou o diretor comercial.

O CEO da empresa, Fabiano Ramalho, comentou que a visita da comitiva ao Porto de Itajaí objetivou uma proximidade importante com a Autoridade Portuária. Ele mostrou confiança para que a empresa seja oficializada como vencedora do leilão para iniciar suas operações no porto. “Está tudo migrando para que dê certo a conclusão deste edital. Esse é apenas um primeiro contato, onde nosso grupo, veio com a intenção de mostrar a responsabilidade e a seriedade que estamos tratando todo esse projeto. Precisamos estar intimamente conectados e alinhados com a Autoridade Portuária”, disse.

Na visita, a comitiva da MMS foi representada também por Danilo Pontes Esteves, representante credenciado, e o diretor de Marketing, Otavio Matheus Medeiros.

Representando o Porto de Itajaí estiveram o Superintendente Fábio da Veiga, juntamente com o vice-prefeito Marcelo Sodré e também membros da Diretoria da Autoridade Portuária, Ronaldo Camargo Souza (Administração e Finanças), Jucelino dos Santos Sora (Engenharia) e Ricardo Amorim (Operações Logísticas).

Edital de arrendamento

Ligada à BRF e Marfrig, duas gigantes no setor de alimentos e grandes exportadoras de produtos congelados, a MMS fez a melhor proposta para operação temporária por dois anos no Porto de Itajaí (SC), durante classificação em sessão pública da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), realizada na última quarta-feira (13), em Brasília. A empresa fez uma oferta em relação à Movimentação Mínima Exigida (MME) mensal de 66.600 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Ao todo, sete empresas apresentaram propostas para operar no Complexo Portuário.

Após a divulgação das propostas apresentadas, o próximo passo a ser dado é a análise da Comissão Permanente de Licitação de Arrendamentos (CPLA), que vai verificar nos próximos dias os documentos de habilitação da proponente vencedora correspondente ao arrendamento transitório. A publicação e divulgação do vencedor será uma ata oficial, no dia 19 de setembro.

A área do terminal possui 79.946,42 m² e compreende os berços 1 e 2, denominada “Área A”, destinado para movimentação e armazenagem de contêineres, sendo constituída pelos terrenos nos quais serão implantados os equipamentos e edificações.

Durante os dois anos de contrato de arrendamento transitório, o Governo Federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do Porto de Itajaí à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos.

Compartilhe:
TAGS Complexo Portuário PORTO DE ITAJAÍ setor portuário da China