domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Governo anuncia ações contra crise logística no Norte

Atualizado em: 25 de setembro de 2023 às 8:52
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

O Governo Federal anunciou, nesse domingo, medidas para reduzir os impactos negativos da seca que atinge os rios do Amazonas e de Rondônia, na Região Norte. As ações foram divulgadas pelos ministérios de Portos e Aeroportos e de Transportes. Estão previstas dragagens emergenciais nesses rios e, amanhã, será realizada uma reunião entre os ministros das duas pastas e representantes dos governos estaduais e das respectivas bancadas federais.

A reação do Governo ocorre 24 horas após o BE News destacar a crise logística que se forma no Norte do Brasil, com a estiagem e a consequente redução de profundidade no leito dos rios. Segundo a reportagem publicada no jornal e no portal, neste mês, a capacidade de transporte do Rio Amazonas já foi diminuída em 40% e, em outubro, se nada for feito, cairá para 50%. 

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, já foi decretada situação de emergência no trecho do Rio Solimões que passa pelas cidades de Benjamin Constant e Tabatinga. E, em breve, deve ser publicado o contrato de dragagem para essa parte do rio. O serviço terá início no próximo mês. Nas regiões da foz do Rio Madeira e do Tabocal, o processo de contratação da dragagem já foi iniciado, devendo começar nos próximos 20 dias.

Na tarde desse domingo, as ações adotadas para reduzir a crise logística causada pela seca na Região Norte foram destacadas pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em sua conta no X (atual nome do Twitter). Ele informou que, “junto com o ministro dos Transportes, @RenanFilho_, estamos acompanhando de perto e tomando as medidas cabíveis diante da estiagem que assola os Rios do Amazonas e Rondônia. Começamos a resolver as questões emergenciais em regime de urgência e estamos finalizando os trâmites para a publicação do contrato de dragagem dos rios”. E destacou que, “já na próxima terça-feira, vamos nos reunir com os governadores do Amazonas e de Rondônia para tratar do assunto”.

 

Compartilhe:
TAGS governo federal impactos negativos Região Norte respectivas bancadas federais