sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O graneleiro Pyxis Ocean é considerado o primeiro navio “verde” do mercado, pois utiliza velas metálicas que ajudam a economizar combustível e reduzir a emissão de poluentesCrédito: Claudio Neves/Portos do Paraná

Região Sul

Navio com velas metálicas inicia embarque de farelo de soja em Paranaguá

Atualizado em: 26 de setembro de 2023 às 10:16
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Operação no Pyxis Ocean deverá prosseguir até hoje no Corredor de Exportação Leste do porto

O navio Pyxis Ocean, que atracou no Porto de Paranaguá no último domingo (24), iniciou o seu embarque de 63 mil toneladas de farelo de soja. O graneleiro é considerado o primeiro navio “verde” do mercado, pois utiliza velas metálicas que ajudam a economizar combustível e reduzir a emissão de poluentes, e faz sua estreia na costa brasileira com essa adaptação. Segundo a Portos do Paraná, a operação de embarque deverá seguir até esta terça-feira (26).

A embarcação será carregada com 63 mil toneladas de farelo de soja. A operação teve início no Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá. Após a conclusão da movimentação, o navio deixa o Brasil com destino à Polônia.

“Já recebemos o Pyxis Ocean em outras ocasiões, mas sem as velas metálicas. Atualmente, nenhuma outra embarcação tem esse mecanismo, que economiza toneladas de combustível em uma viagem de 40 dias. A movimentação da carga foi dividida em cinco terminais e, após o carregamento, seguirá para o porto em Gdynia, na Polônia”, comentou Gabriel Vieira, Diretor de Operações da Portos do Paraná.

Características

O Pyxis Ocean se destaca por utilizar velas metálicas, que ajudam o sistema de propulsão do navio e, com isso, reduzem o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes, em até 30%.

A tecnologia, denominada BAR Tech WindWings, foi desenvolvida pela BRA Technologies, em parceria com Yara Marine Technologies, com apoio da União Europeia.

O cargueiro é fretado pela Cargill, uma das gigantes do comércio de commodities agrícolas no mundo.

A Autoridade Portuária informou que é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e tem se destacado para atrair embarcações que estejam alinhadas na busca pela redução de emissão de gases do efeito estufa.

Corredor Leste

Nos primeiros oito meses de 2023, o Corredor de Exportação Leste de Paranaguá movimentou 15,3 milhões de toneladas de grãos (soja e milho) e farelo de soja. Esta movimentação representa um crescimento de 17,5% se comparado ao mesmo período de 2022.

No mesmo período, o Corredor Leste embarcou 9,2 milhões de toneladas de grãos de soja, quase 26% a mais em relação ao ano de 2022. O farelo de soja também obteve crescimento de 5% e o milho 8,5%.

Compartilhe:
TAGS Exportação do Porto de Paranaguá Paranaguá Pyxis Ocean toneladas de combustível