O graneleiro Pyxis Ocean é considerado o primeiro navio “verde” do mercado, pois utiliza velas metálicas que ajudam a economizar combustível e reduzir a emissão de poluentesCrédito: Claudio Neves/Portos do Paraná
Região Sul
Navio com velas metálicas inicia embarque de farelo de soja em Paranaguá
Operação no Pyxis Ocean deverá prosseguir até hoje no Corredor de Exportação Leste do porto
O navio Pyxis Ocean, que atracou no Porto de Paranaguá no último domingo (24), iniciou o seu embarque de 63 mil toneladas de farelo de soja. O graneleiro é considerado o primeiro navio “verde” do mercado, pois utiliza velas metálicas que ajudam a economizar combustível e reduzir a emissão de poluentes, e faz sua estreia na costa brasileira com essa adaptação. Segundo a Portos do Paraná, a operação de embarque deverá seguir até esta terça-feira (26).
A embarcação será carregada com 63 mil toneladas de farelo de soja. A operação teve início no Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá. Após a conclusão da movimentação, o navio deixa o Brasil com destino à Polônia.
“Já recebemos o Pyxis Ocean em outras ocasiões, mas sem as velas metálicas. Atualmente, nenhuma outra embarcação tem esse mecanismo, que economiza toneladas de combustível em uma viagem de 40 dias. A movimentação da carga foi dividida em cinco terminais e, após o carregamento, seguirá para o porto em Gdynia, na Polônia”, comentou Gabriel Vieira, Diretor de Operações da Portos do Paraná.
Características
O Pyxis Ocean se destaca por utilizar velas metálicas, que ajudam o sistema de propulsão do navio e, com isso, reduzem o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes, em até 30%.
A tecnologia, denominada BAR Tech WindWings, foi desenvolvida pela BRA Technologies, em parceria com Yara Marine Technologies, com apoio da União Europeia.
O cargueiro é fretado pela Cargill, uma das gigantes do comércio de commodities agrícolas no mundo.
A Autoridade Portuária informou que é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e tem se destacado para atrair embarcações que estejam alinhadas na busca pela redução de emissão de gases do efeito estufa.
Corredor Leste
Nos primeiros oito meses de 2023, o Corredor de Exportação Leste de Paranaguá movimentou 15,3 milhões de toneladas de grãos (soja e milho) e farelo de soja. Esta movimentação representa um crescimento de 17,5% se comparado ao mesmo período de 2022.
No mesmo período, o Corredor Leste embarcou 9,2 milhões de toneladas de grãos de soja, quase 26% a mais em relação ao ano de 2022. O farelo de soja também obteve crescimento de 5% e o milho 8,5%.