O Lote 2 das rodovias paranaenses consiste em obras de duplicação de 350 km de estradas, 138 km de faixas adicionais, 73 km de vias marginais e 72 km de cicloviasCrédito: Roberto Dziura Jr/AEN
Região Sul
Lote 2 da concessão das rodovias do Paraná vai a leilão na Bolsa de Valores
Trecho é considerado muito importante por englobar melhorias na BR-277, que liga ao Porto de Paranaguá
A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, receberá nesta sexta-feira, dia 29, o leilão do Lote 2 da concessão das rodovias do Paraná. A projeção é de que este pacote, com extensão total de 605 quilômetros entre rodovias federais e estaduais, receba investimentos de R$ 10,8 bilhões.
O lote é considerado de extrema importância para o Estado, pois engloba melhorias na BR-277, principal acesso terrestre para entrada e saída do Porto de Paranaguá, no litoral do Estado.
No mês passado, também na B3, ocorreu o leilão do Lote 1, que foi arrematado pelo Grupo Pátria, que apresentou oferta de 18,25% de desconto no valor da tarifa por quilômetro rodado. O Portal BE News (www.portalbenews.com.br) vai transmitir o leilão ao vivo a partir das 14h.
Segundo o edital, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as propostas foram entregues na última segunda-feira (25). A homologação do resultado acontecerá no próximo dia 10 de novembro, com assinatura do contrato com o vencedor devendo ocorrer até o dia 26 de janeiro do ano que vem. Poderão participar empresas brasileiras ou estrangeiras, de forma individual ou consorciadas.
O Lote 2 das rodovias paranaenses consiste em obras de duplicação de 350 quilômetros de estradas, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.
O pacote engloba as rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. A concessão abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
O governador Ratinho Júnior (PSD) classificou o Lote 2 das rodovias do Paraná como, talvez, o mais importante do pacote que será concedido à iniciativa privada, pois trata-se do corredor de descida entre Curitiba com o Porto de Paranaguá e toda a região litorânea do Estado, através da BR-277.
“O segundo lote é um dos mais importantes, talvez o mais importante dos seis, porque se trata de um eixo que vai até o Porto de Paranaguá. Então, tem importância para o escoamento de toda nossa produção do Estado, além do volume de tráfego que se tem todos os dias. Eu falo que é importante porque é uma necessidade estratégica para o desenvolvimento do Estado. Prevemos com as duplicações e novas faixas, um aumento na capacidade de carga dessa rodovia de forma substancial, atendendo o volume de crescimento que o Paraná tem tido economicamente”, disse.
Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 de vigência do contrato. A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 6,5 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.
O Lote 2 terá sete praças de pedágio, sendo eles: São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).
O leilão vai ocorrer por disputa com base na menor tarifa por quilômetro rodado – nesse caso, R$ 0,11922/km. Ou seja, ganhará a disputa a empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto sobre o teto estabelecido.
Leilões
O leilão do Lote 1 de concessão de rodovias do Paraná aconteceu no último dia 25 de agosto. O Grupo Pátria, vencedor do certame, vai investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Segundo o Governo do Estado do Paraná, os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), com expectativa pela liberação do 3 e 6 no começo do ano que vem. No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destes de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões durante as três décadas de contrato.
ASPAS
“O segundo lote é um dos mais importantes, talvez o mais importante dos seis, porque se trata de um eixo que vai até o Porto de Paranaguá
Ratinho Jr., governador do Paraná