domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Redução de voos no Santos Dumont e aumento no Galeão têm início

2 de outubro de 2023 às 10:12
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Começaram nesse domingo a redução de voos no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro (RJ), e o consequente aumento dessas atividades no Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da capital fluminense. Essas alterações estão de acordo com normas adotadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério de Portos e Aeroportos –  que determinaram um teto máximo de 10 milhões de passageiros por ano no Santos Dumont.

Com essas novas regras, o Governo quer tornar a concessão do Galeão mais atrativa para o setor privado e levar a atual concessionária do aeroporto a rever sua decisão. Com o “esvaziamento” da instalação verificado nos últimos anos, a Changi, que explora o local, anunciou a desistência da outorga em 2022. Agora, diante das normas adotadas pelo ministério, a empresa fala em reconsiderar essa linha de ação.O Governo do Rio tem defendido, junto ao Palácio do Planalto, medidas para viabilizar a operação do Galeão, especialmente para que volte a concentrar as partidas e as chegadas de voos internacionais no Brasil. Nos últimos anos, essas viagens têm sido transferidas para São Paulo e Minas Gerais.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que o Santos Dumont realizou 5.028 decolagens em setembro. Para este mês, estão previstas 3.939. A projeção para novembro é de 3.548 e, para dezembro, 3.628. Já o Galeão fechou o mês passado com 1.902 voos. Para outubro, a previsão é de 2.443, aumentando para 2.749 em novembro e 2.976 em dezembro.

Compartilhe:
TAGS Governo do Rio Palácio do Planalto rio de janeiro Santos Dumont