sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Construído em 1930, o veleiro Amerigo Vespucci é a unidade mais antiga a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho do ano seguinteCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Veleiro mais bonito do mundo’ poderá ser visitado no Porto de Fortaleza

Atualizado em: 7 de outubro de 2023 às 10:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

O Amerigo Vespucci, veleiro da Marinha Italiana, construído em 1930 e considerado o navio mais bonito do mundo, atracou no Píer 106, no Porto de Fortaleza (CE), e estará aberto para visitação pública neste sábado (7), das 10h30 às 17h.

Em seguida, ele parte para o Rio de Janeiro, onde a população poderá conhecê-lo a partir do dia 20 de outubro.

Na capital cearense, a visitação será guiada e o público será informado sobre as curiosidades e funcionalidades do navio, que tem 100 metros de comprimento, 21 metros de largura e 28 metros de altura.

A passagem do navio pelo Ceará e Rio de Janeiro faz parte de uma turnê de volta ao mundo iniciada em 1º de julho deste ano. O veleiro partiu de Gênova, na Itália, e só retornará ao seu país de origem em fevereiro de 2025, após passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.

Além das visitas públicas, a embarcação é utilizada em atividades de formação dos alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos.

Construído em 1930, o Amerigo Vespucci é a unidade mais antiga a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931. Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, a embarcação tem uma tripulação composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.

De 1931 a 2022, foram realizadas no veleiro dezenas de campanhas educativas, com duração média de três meses. Durante as viagens, os alunos a bordo aprendem as regras básicas da vida no mar, incluindo conhecimentos de marinharia, condução, operação do motor e equipamentos auxiliares, gestão de questões logísticas, administrativas e sanitárias.

Compartilhe:
TAGS Itália Porto de Fortaleza rio de janeiro visitação pública