As vendas estavam suspensas para voos a partir de 29 de outubro, o que deixaria os aeroportos de Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista sem ligação com SalvadorCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Azul retoma voos partindo de Salvador, mas diminui frequência
Venda de passagens de voos da capital baiana para Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista estava suspensa
A Azul Linhas Aéreas retomou a venda de passagens de voos partindo de Salvador para Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista (BA). Desde agosto as vendas estavam suspensas para voos a partir de 29 de outubro, o que deixaria os três aeroportos mais movimentados do interior do Estado sem ligação com a capital.
No fim de setembro, o Governo da Bahia anunciou que os voos seriam continuados e no início de outubro as passagens foram recolocadas à venda, porém, com frequências semanais das viagens reduzidas, saindo de seis para três vezes, nas três cidades.
Em Vitória da Conquista, os voos agora são ofertados às terças, quintas e sábados, sempre durante o período da tarde. Já os voos para Belo Horizonte seguirão ocorrendo também aos domingos, segundas e quartas. Em Ilhéus os voos ocorrerão às segundas, quartas e sextas, ao fim da tarde.
Em Porto Seguro as frequências serão somente aos domingos, quintas e sábados, no entanto, com a alta temporada, a Gol também irá ofertar um voo uma vez por semana para Salvador, sempre às quintas-feiras.
Apesar da diminuição dos voos entre Salvador e as cidades litorâneas, o movimento de turistas vindos por vias aéreas deve ser alto no verão. Em Porto Seguro o número de voos mensais previstos saltará de pouco mais de 550 em outubro para mais de 850 em janeiro. Para Ilhéus está programado um aumento de mais de 50% no números de voos.
Por conta da procura de passagens para o litoral baiano, outra companhia, a VoePass, diminuiu a oferta de voos em cidades como Guanambi, de cinco para duas, para atender Ilhéus, Porto Seguro e a Ilha de Comandatuba, no município de Una, no Extremo-Sul.
A oferta de voos para cidades como Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Caldas Novas (GO), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG) e Vitória (ES) faz parte da parceria com a CVC, uma das principais agências de viagem do país.
Demanda
Quando tomou a decisão de suspender os voos, a Azul tinha informado que a medida era parte de um processo de ajuste de capacidade à demanda. Mas, após reunião entre John Rodgerson, CEO da companhia aérea, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), e o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em Brasília, a Azul reavaliou sua estratégia e manteve as viagens.