O complexo bateu em setembro um novo recorde de movimentação de milho, atingindo 1,4 milhão de toneladas e superando as 1,3 milhão de toneladas de setembro de 2022Crédito: Divulgação/Emap
Região Nordeste
Porto do Itaqui registra aumento de 6% na movimentação de cargas em 2023
De janeiro a setembro foram operadas 27,5 milhões de toneladas de carga no complexo maranhense
De janeiro a setembro de 2023, o Porto do Itaqui (MA) movimentou 27,5 milhões de toneladas de carga, o que representa um aumento de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Além disso, o complexo bateu em setembro um novo recorde de movimentação de milho, atingindo 1,4 milhão de toneladas e superando o recorde anterior de 1,3 milhão de toneladas, de setembro de 2022.
Para a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), os números revelam “um forte” crescimento ao longo deste ano, com destaque aos granéis sólidos, líquidos e carga geral.
Quanto aos granéis sólidos, nos nove primeiros meses deste ano foram movimentadas 19,8 milhões de toneladas, um aumento de 10% em comparação ao acumulado do mesmo período em 2022.
Para os granéis líquidos, o porto também apresentou um desempenho melhor do que no ano passado, contabilizando até o momento 6,5 milhões de toneladas.
Em relação a carga geral, o mês passado registrou uma movimentação total de 3,520 milhões de toneladas, “solidificando sua posição como um dos principais terminais de carga do país e o maior porto do Arco Norte, contribuindo significativamente para a economia regional e nacional”, ressaltou a Emap.
“O Porto do Itaqui se orgulha de sua contribuição para o crescimento econômico. Os números positivos são resultado do empenho de nossa equipe e de muito planejamento, que se reflete em investimento contínuo em infraestrutura, eficiência operacional e parcerias estratégicas. Estamos focados em continuar aprimorando nossas operações para atender às demandas crescentes do mercado”, comemorou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.