HUB
VLI iniciou uma operação de transporte ferroviário semiautônomo
A operadora ferroviária e portuária VLI iniciou uma operação de transporte ferroviário semiautônomo nos corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O serviço integra o projeto Leader, que prevê a adoção de uma nova tecnologia na condução das composições ferroviárias, visando a economia de combustíveis, a redução de CO2 e uma maior eficiência energética.
Inicialmente, a VLI implantou essa novidade no corredor Norte da FCA, com 51 locomotivas sendo equipadas com esse sistema assistente de condução no transporte de cargas entre Porto Nacional (TO) e São Luíz (MA). Agora, a tecnologia foi ampliada para mais 110 locomotivas no corredor Sudeste e 29 no Leste.
Segundo Cesar Toniolo, gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, o projeto Leader é um marco na jornada de descarbonização da empresa. “A essência desta tecnologia é identificar aspectos operacionais que potencializam a condução de maneira mais eficaz, minimizando o uso de combustíveis fósseis”, destaca.