A escolha do software OPUS foi motivada por sua capacidade de integração com tecnologias avançadas, permitindo ao Tecon Santos operar equipamentos de última geraçãoCrédito: Divulgação/Santos Brasil
Região Sudeste
Tecon Santos passa a usar novo sistema operacional
O OPUS, da CyberLogitec, usa algoritmos modernos que melhoram a organização do pátio e o planejamento de navios
O Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, que é operado pela Santos Brasil no Porto de Santos, implementou o software OPUS — TOS (Terminal Operating System) da CyberLogitec, empresa sul-coreana especializada em soluções tecnológicas para terminais logísticos. Segundo a empresa, esse passo representa um avanço significativo na modernização e na integração das operações de contêineres, resultando em melhorias no serviço, planejamento e produtividade.
A escolha desse novo TOS foi motivada por sua capacidade de integração com tecnologias avançadas, permitindo ao terminal operar equipamentos de última geração, como OCRs (Reconhecimento Ótico de Caracteres), dispositivos controlados remotamente, simulações com Digital Twin e inteligência artificial. Além disso, o sistema consolida a operação com dados em tempo real, fornecendo informações precisas ao Centro de Controle Operacional da empresa.
“É uma ferramenta que permite uma gestão mais moderna de toda a operação, integrando tecnologias digitais, máquinas e pessoas. Temos maior agilidade e precisão na tomada de decisões no dia a dia, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência do terminal”, afirma Ricardo Miranda, diretor de Tecnologia da Santos Brasil.
A migração para essa nova plataforma — também implementada no Tecon Vila do Conde, terminal administrado pela Santos Brasil em Barcarena (PA) — teve início em abril de 2021 e envolveu a capacitação das equipes de ambos os terminais para se adaptarem às novas atividades. Essa transição de TOS faz parte de um investimento de mais de R$ 40 milhões destinado à substituição de softwares e equipamentos, possibilitando uma maior utilização de tecnologias digitais no planejamento e na operação dos terminais.
De acordo com a Santos Brasil, esses investimentos em tecnologia e sistemas estão ocorrendo simultaneamente com os investimentos em infraestrutura e equipamentos nos terminais. Em Vila do Conde estão sendo aplicados R$ 120 milhões em obras de expansão e aquisição de novos equipamentos, com o intuito de aumentar a capacidade do terminal em quase 40%, passando de 217 mil TEU/ano para 300 mil TEU/ano.
No Tecon Santos, a Santos Brasil adquiriu dois portêineres de última geração e oito E-RTGs elétricos como parte do projeto de ampliação e modernização do terminal, que elevará a capacidade de 2,4 milhões de TEU/ano para 2,6 milhões em 2023 e para 3 milhões de TEU/ano em 2031.