A redução tarifária em Angra dos Reis e no porto do Rio de Janeiro visa impulsionar a infraestrutura do setor, tornando os portos públicos mais competitivos Crédito: divulgação
Região Sudeste
Tarifa portuária de Angra dos Reis terá redução
Ministro Silvio Costa Filho autorizou a redução para Angra e a manutenção dos descontos para o porto do Rio de Janeiro
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, na última sexta-feira (27), uma redução de 83% na tarifa portuária da Tabela 1 da Estrutura Tarifária do Porto de Angra dos Reis (RJ). Além disso, o MPor decidiu manter os descontos nas tarifas do Porto do Rio de Janeiro, cujo prazo de vigência se encerraria na próxima semana e poderão chegar a 96%, dependendo da carga e capacidade das embarcações.
Essas medidas de redução e a continuidade dos descontos foram estabelecidas após a análise de estudos encomendados pelo MPor à Autoridade Portuária PortosRio. O início da aplicação da redução das tarifas no Porto de Angra dos Reis está previsto para ocorrer dentro de 10 dias.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, explicou que essas ações estão alinhadas com as diretrizes do novo Governo Federal, que tem como objetivo impulsionar a infraestrutura do setor portuário e tornar os portos públicos mais competitivos, tendo um impacto direto na eficiência da cadeia logística.
“Com o fomento do fluxo nesses portos, essas iniciativas vão gerar emprego e renda para a população local, aquecendo a economia, uma das diretrizes do governo do presidente Lula”, comentou.