domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Localizado estrategicamente no Polo Petroquímico de Triunfo, o Tecon Santa Clara realiza o transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagemFoto: Divulgação/Wilson Sons

Região Sul

Tecon Santa Clara celebra 7 anos com recorde de movimentação mensal

Atualizado em: 6 de novembro de 2023 às 9:37
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

No mês de setembro, terminal gaúcho atingiu a movimentação de 5.073 TEU

O Terminal de Contêineres (Tecon) Santa Clara, localizado em Triunfo, no Rio Grande do Sul, registrou um recorde de movimentação no mês de setembro ao atingir 5.073 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). Segundo a Wilson Sons, operadora logística do terminal, este foi o melhor desempenho desde que o Tecon começou a operar, em outubro de 2016. Além disso, o resultado foi celebrado em meio aos sete anos do terminal gaúcho.

Até então, a maior movimentação obtida havia sido em março deste ano, quando o Tecon Santa Clara atingiu 4.765 TEU (2.539 contêineres), 6,4% a menos que o novo índice. Além disso, o terminal completou 283.780 TEU transportados em seus sete anos de operação.

“Os resultados do Tecon Santa Clara reforçam um dos objetivos estratégicos da Wilson Sons, que é consolidar um legado na agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança), baseado em uma trajetória marcada pela solidez, ética e diversificação dos negócios. Buscamos sempre o desenvolvimento sustentável de longo prazo, orientado à criação de valor para os nossos stakeholders”, comentou Arnaldo Calbucci, diretor de Operações da Wilson Sons.

Localizado estrategicamente no Polo Petroquímico de Triunfo, o Tecon Santa Clara realiza o transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagem. Conta com duas barcaças e quatro escalas semanais no Tecon Rio Grande, levando a carga gaúcha para o mundo.

Tem como principais mercadorias transportadas resinas, frango congelado, madeira, borrachas, tabaco, sucata, utensílios domésticos, móveis e plásticos. Os produtos têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari e Serafina Corrêa.

Em 2022, a Wilson Sons ampliou em 33% a sua capacidade operacional com a inclusão da barcaça Guaíba de 160 TEU, em substituição da antiga de 120 TEU. Além de gerar mais oportunidades comerciais para o mercado gaúcho, o incremento da navegação interior é um importante aliado no desenvolvimento de projetos logísticos mais sustentáveis, já que o uso do modal contribui para a redução na emissão de CO2.

Compartilhe:
TAGS Rio Grande do Sul Tecon Santa Clara Terminal de contêineres Wilson Sons