O objetivo do programa Porto do Futuro é transformar o Maranhão em hub de conhecimento do setor portuário, formar mão de obra especializada e atender demandas do complexoCrédito: Divulgação/Emap
Região Nordeste
Porto do Itaqui lança programa de formação de mão de obra na área de tecnologia
Expectativa é de que o estado do Maranhão conte com 240 novos programadores em dois anos
O Porto do Itaqui (MA) lançou na última segunda-feira (30) o programa Jovem Tech, em parceria com o Governo do Estado, o grupo empresarial Mateus e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema). A iniciativa visa formar jovens para o mercado de tecnologia, principalmente para atuarem no setor portuário.
O curso será semestral, atendendo a 60 residentes do estado que tenham finalizado o ensino médio entre 2019 e 2023, na rede pública de ensino. A partir do programa, o Maranhão contará com 240 novos programadores em dois anos. Os selecionados receberão bolsa de R$ 1.500 para auxiliar no período enquanto estudam.
A capacitação é mais uma das ações do Programa de Inovação do Porto do Itaqui, chamado Porto do Futuro, que até 2026 estará investindo R$ 40 milhões em projetos inovadores de formação de mão de obra. O objetivo é transformar o Maranhão em hub de conhecimento do setor portuário, formar mão de obra especializada e atender demandas do porto público maranhense.
O lançamento do Jovem Tech, no Palácio dos Leões, teve a presença do governador Carlos Brandão. Para ele, o projeto é uma iniciativa promissora para suprir a crescente demanda por profissionais de tecnologia no Maranhão, ao mesmo tempo em que oferece aos jovens mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, o Jovem Tech é um programa que fortalece a integração entre o governo, a sociedade maranhense e iniciativa privada. “Nós estamos incentivando o programa Jovem Tech para a formação em áreas em que a demanda é muito grande e a oferta de profissionais é pouca. O Grupo Mateus, com toda a sua expertise nessa área de tecnologia, nos propôs essa parceria, e nós, dentro do programa Porto do Futuro, ampliamos as oportunidades para fazer a integração, cada vez mais, entre a sociedade, o governo e a iniciativa privada”, pontuou Lins.
Na ocasião, o fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus, disse que a empresa possui cerca de 400 projetos de tecnologia que estão engavetados devido à escassez de profissionais qualificados. “Há uma demanda represada muito grande no que diz respeito a programadores, desenvolvedores e engenheiros de dados. Nesta área, de tecnologia, há uma demanda gigantesca que não está sendo atendida, e a gente vem trocando ideias junto ao Governo do Estado para a formação de jovens nesta área, que o mercado tem pagado um dos maiores salários”, citou Mateus.
O Jovem Tech oferecerá formação em três trilhas de aprendizado: Front End (JavaScript); Back End (Java e Orientação a Objeto); e Dados e Business Intelligence. Com aulas presenciais diárias nos turnos da manhã e da tarde, o programa contará com espaço exclusivo no Black Swan, primeiro hub de inovação do Norte e Nordeste.
Inscrições
O processo de seleção dos candidatos será realizado por meio de edital público e as inscrições seguem até o dia 11 de dezembro de 2023, pelo link: https://jovemtech.gupy.io/
A seleção acontecerá online (via plataforma Gupy) e presencialmente no Black Swan, localizado no bairro Cohama, em São Luís. Os candidatos deverão passar por três etapas: prova de lógica e português (online), enquadramento dos candidatos nos critérios de seleção (online) e dinâmica de grupo (presencial).