Situação no Aeroporto Humberto Delgado foi normalizada, segundo as autoridades
Portugal
Governo de Portugal decide construir dois aeroportos na região de Lisboa
Segundo plano do ministro das Infraestruturas, uma instalação ficaria na cidade de Montijo e operaria já em 2026. Outra seria erguida em Alcochete em 2035
O governo português decidiu avançar na proposta de novos aeroportos na região de Lisboa. A notícia é manchete nos principais jornais portugueses desta quarta-feira. Segundo as últimas informações, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, quer iniciar a construção o quanto antes de um aeródromo em Montijo, na margem esquerda do Rio Tejo, a cerca de 40 quilômetros do centro da capital lusitana (que fica na margem direita), para início de operações em 2026. O objetivo é desafogar o atual aeroporto, situado na região da Portela e que vem sofrendo grande congestionamento.
Nuno Santos pretende também entregar um novo aeroporto em Alcochete, a 23 quilômetros de Lisboa, também na margem esquerda do Rio Tejo, até 2035, quando seria desativado o atual aeroporto Humberto Delgado.
Para realizar seu objetivo, o ministro terá que apresentar projeto na Assembleia Nacional, desobrigando que os municípios afetados estejam de acordo com as instalações e também renovação do licenciamento ambiental. O impasse vinha-se arrastando há tempos mas, agora, com maioria na Assembleia, o Governo não esperará a concordância do PSD, partido de oposição que não é favorável à mudança nessa lei.