sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Governador cumpre vasta agenda nos países asiáticos, com assinatura de memorandos com dirigentes na China e Japão Créditos: divulgação

Região Nordeste

China e Japão estudam investir em Porto de Luís Correia e ZPE de Parnaíba

Atualizado em: 13 de novembro de 2023 às 10:10
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Em missão na Ásia, governador do Piauí falou sobre expansão do complexo e assinou memorandos de entendimento

Rafael Fonteles, governador do Piauí, está em missão pelo continente asiático e já passou pela China e Japão, onde assinou memorandos de entendimento voltados ao desenvolvimento do Porto de Luís Correia e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, além de encontros com investidores.

Na China, o governador foi a Fuzhou, capital da província de Fujian, e assinou três Memorandos de Entendimento (MoU) com o governo local. Os memorandos foram firmados em encontro com o governador de Fujian, Zhao Long, no último dia 26.

O primeiro estabelece relações econômicas e comerciais entre as partes, especialmente nas áreas de educação, tecnologia, cultura, portos, zonas de livre comércio e treinamento de talentos, além de fortalecer o intercâmbio e a cooperação prática entre os países do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O segundo envolve o Porto de Xiamen e o Porto de Luís Correia e define o desenvolvimento de projetos conjuntos, pesquisas e estudos entre a Investe Piauí e a Xiamen Port Group – empresa responsável pela administração do Porto de Xiamen. O objetivo é melhorar as operações do porto piauiense e promover a produção de energia renovável na região.

O terceiro acordo estabelece a união entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, com intuito de promover a cooperação econômica e tecnológica entre o Piauí e a China, abrindo caminho para a realização de projetos conjuntos nas áreas de comércio, investimentos, inovação e tecnologia.

Em suas redes sociais, o governador destacou os benefícios trazidos pelos acordos ao Piauí. “Esse foi um dos momentos mais importantes em nossa missão pela Ásia em busca de parcerias e investimentos para várias áreas e nichos do nosso estado”.

Japão

Na última quarta-feira (1), Rafael Fonteles foi a Tóquio, no Japão, onde se reuniu com representantes da Toyo Engineering Corporation, empresa do Grupo Mitsui, para discutir a construção de um terminal de amônia no Porto de Luís Correia. O empreendimento faz parte do plano de expansão do complexo portuário piauiense, que contempla também um terminal de grãos e fertilizantes.

Rafael Fonteles destacou que a Toyo Engineering Corporation é referência mundial na construção de terminais de amônia e citou também as vantagens do Piauí que podem tornar o estado um grande produtor de hidrogênio verde e derivados.

“A localização estratégica do nosso porto, o imenso potencial em energia solar e eólica, a abundância em água e o apoio institucional do nosso governo criam todas as condições para o Piauí se tornar um dos maiores hubs de produção de hidrogênio verde no mundo”, citou.

Após o encontro de negócios, o gestor foi até a Universidade de Tóquio, considerada uma das 20 melhores do mundo, que conta com uma plataforma de incentivo a startups inovadoras. No local, 450 startups já foram desenvolvidas com recursos públicos e privados.

“Aprendemos muito por aqui e vamos levar essa experiência para o Piauí, para aperfeiçoar o sistema de inovação do nosso governo e o nosso Programa de Aceleração da Startup Piauí, que tem como objetivo tornar o Piauí cada vez mais digital e gerar empregos”, frisou Fonteles.

Compartilhe:
TAGS governador do Piauí Luís Correia e da Zona de Processamento de Exportação Parnaíba Porto de Luís