Presidente da CNT, Vander Costa, alertou para risco de fechar terminal de Natal
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Expansão do Porto de Natal é orçada em R$ 1,2 bilhão
EVTEA foi apresentado durante fórum promovido pela Confederação Nacional de Transportes
A expansão do Porto de Natal (RN) foi orçada em R$ 1,2 bi, segundo o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do projeto, que avalia a possibilidade do complexo ser construído à margem esquerda do Rio Potengi – ou margem oposta ao porto hoje existente.
O EVTEA foi apresentado na segunda-feira (6), durante um fórum promovido pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), em Natal. Empresários dos setores de carga e de passageiros participaram do evento.
Carlos Alberto Wanderley Nóbrega, engenheiro e coordenador do EVTEA, explicou que a expansão é pensada para a Zona de Proteção Ambiental 8 (ZPA-8). Se permitida, o novo porto poderia chegar a ocupar 110 hectares desta área e teria capacidade para armazenar 130 a 200 mil contêineres por ano e movimentar 7,5 milhões de toneladas de minério anualmente, aumentando em cinco vezes a capacidade atual do Porto de Natal, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).
O foco seriam frutas, mineração, produtos industriais e pescado. Já a operação com trigo ficaria alocada na estrutura já existente do Porto de Natal.
Ainda segundo o EVTEA, o R$ 1,2 bi já contemplaria a dragagem e seriam necessários dois anos para a etapa de estudos e licenças e três anos para a construção, com perspectiva de início das operações em 2029.
Em sua fala, o coordenador do estudo disse que a operação do Porto de Natal está defasada e não tem capacidade de sustentar o tráfego comercial de linhas marítimas. “Empresas estão indo para outros portos, onde existe essa possibilidade. No novo projeto está previsto um canal estável, com 120 metros de largura e condições para que os navios passem por baixo da ponte”, afirmou o engenheiro Alberto Nóbrega.
O presidente da CNT, Vander Costa, ressaltou a necessidade para aprovação e construção do Porto Potengi. “Se não for feito um novo terminal, diante da atual circunstância, corremos o risco de fechar o terminal de Natal”, declarou.
O estudo sugere ainda que os arrendatários do futuro porto reconstruam os parques de manguezal como forma de compensação ambiental.
Em 2020, o Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia (CERNE) também fez um estudo sobre um novo porto no Rio Potengi, mas neste caso, o valor estimado ficou em R$ 6,380 bilhões, contemplando não só a construção do complexo, mas também um corredor logístico com uma terceira ponte sobre o Rio Potengi e ramais ferroviários ligando Natal aos municípios de Assu, Macau, Mossoró, Jucurutu e Caicó.