A Base Rio possui cinco berços de atracação, mais de 65 mil metros quadrados e tem localização geográfica estratégica para dar suporte aos campos no polígono do pré-salCrédito: Divulgação/Wilson Sons
Nacional
Wilson Sons firma acordo com a BP para operação petroleira no Rio de Janeiro
Vínculo com uma das líderes mundiais em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, valerá por um ano
A Wilson Sons, operador de logística portuária e marítima, firmou contrato nesta semana com a BP (Beyond Petroleum) para a prestação de serviços de suporte logístico às atividades de exploração no bloco de Pau Brasil, por meio de uma de suas Bases de Apoio Offshore, a Base Rio, localizada na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. O vínculo com a BP, uma das líderes mundiais em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, tem validade de um ano.
A base de apoio que atenderá a operação da BP será a Base Rio, localizada no bairro do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro. A unidade possui cinco berços de atracação, mais de 65 mil metros quadrados e tem localização geográfica estratégica para dar suporte aos campos no polígono do pré-sal.
“Com a melhora do cenário na indústria de óleo e gás offshore, estamos verificando novas campanhas de perfuração de nossos clientes. E nos preparamos para essa crescente demanda com investimentos em nossas infraestruturas portuárias. O novo contrato com a BP é um reconhecimento ao padrão de excelência da Wilson Sons em segurança e desempenho operacional”, disse Gilberto Cardarelli, diretor-executivo das Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons.
Pioneira no segmento de base de apoio offshore, a Wilson Sons possui dois terminais privados na Baía da Guanabara – Base Niterói, além da Base Rio – totalizando oito berços de atracação. A companhia possui também expertise em operações remotas, tendo montado bases temporárias em diversos portos da costa brasileira.
De acordo com a empresa, a excelência em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional) e KPI (“Key Performance Indicator”, em inglês, ou Indicador-chave de Desempenho) operacional foram fatores determinantes para a conquista do contrato com a BP, bem como com os recentes contratos com 3R Petroleum e Petronas.
Com status de classe mundial em segurança pelos padrões da DSS+ (antiga DuPont), as Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons, Rio e Niterói, completaram 10 anos sem acidentes com afastamento em suas operações.
Atualmente, as Bases de Apoio Offshore, unidade de negócio da Wilson Sons, possuem contrato com a BP Marine por meio da NFX Combustíveis Marítimos (joint venture entre BP e Prumo Logística), para a gestão da Base TECMA, localizada no Porto do Açu, no Norte Fluminense, que dá suporte às operações de transferência e abastecimento de combustível para unidades offshore.