quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Para Karina Martins, a participação do Hub Brasil Export foi importante para ampliar o networking e fortalecer as parcerias já firmadas em nível nacional e internacionalCrédito: Arquivo pessoal

Portugal

Sustentabilidade e inteligência artificial são destaque no Web Summit

25 de novembro de 2023 às 12:19
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Diretora executiva do Hub Brasil Export esteve em Portugal e fez uma análise do evento

A sustentabilidade e a inteligência artificial (IA) foram os temas que mais se destacaram no Web Summit, o maior evento de inovação e tecnologia da Europa, realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, em Lisboa, Portugal. Essa foi a avaliação feita por Karina Martins, diretora executiva do Hub Brasil Export, que marcou presença no encontro.

Karina ressaltou também a presença da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que deram “todo o apoio” às 185 startups brasileiras que participaram do evento.

“Foi sensacional ver a presença de tantas startups brasileiras mostrando seus projetos, suas soluções, a sua força e capacidade de inovar e de colocar o Brasil no cenário global de tecnologia e inovação. Foi muito bom ver o Brasil brilhando nesse nível, em um evento desse nível”, comentou Karina.

Ao todo, o Web Summit recebeu 70.236 participantes, de 153 países, sendo 2.600 startups que puderam apresentar suas soluções inovadoras para diversos setores econômicos. Inclusive a startup brasileira Inspira, que trabalha com softwares com base em inteligência artificial voltado para o setor jurídico, ganhou a competição chamada Pitch, vencendo a concorrência de mais de 100 startups.

Sobre os temas, a diretora executiva citou ainda que muitas empresas levaram soluções ou projetos em ideia inicial que visam diminuir o impacto das empresas no meio ambiente. A sustentabilidade também esteve presente em uma série de painéis que discutiram como a tecnologia pode contribuir para um futuro mais verde e responsável.

Em relação às tendências tecnológicas, o Web Summit garantiu que a inteligência artificial e o blockchain vieram para ficar e podem mudar a forma de trabalhar das empresas, otimizando processos e permitindo que o capital humano seja valorizado de novas maneiras.

“Ficou visível a ênfase à sustentabilidade e à inovação digital. Vi discussões que abordaram IA, big data, internet das coisas, muitas tecnologias com potencial de transformarem os negócios de forma global e melhorarem a qualidade de vida das pessoas”, pontuou Karina.

Para a diretora executiva do Hub Brasil Export, lançado em outubro deste ano com o objetivo de conectar inovações e tecnologias aos setores de infraestrutura, comércio exterior, logística e portos, “foi uma experiência enriquecedora”.

“A nossa participação foi crucial para ampliar o networking do Hub Brasil Export e fortalecer as parcerias que já temos em nível nacional e internacional. Como o hub foi lançado recentemente, estamos na fase de estabelecer novos acordos como, por exemplo, os programas de inovação de Portugal. Esse networking é vital para o desenvolvimento do setor e para novas oportunidades”, detalhou.

A presença do Hub no Web Summit também foi importante para mantê-lo alinhado com as tendências globais e “fortalecer a presença da iniciativa” no mercado de inovação.

Jorge Viana, presidente da Apex Brasil, disse que o Web Summit é um evento estratégico para mostrar ao mundo “o Brasil como celeiro de inovação”.

A ApexBrasil atua com startups brasileiras desde 2017, com o objetivo de promover e facilitar a inserção desse tipo de empresa no cenário internacional.

 

Compartilhe:
TAGS Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Hub Brasil Export Lisboa Portugal Web Summit