A cota de inundação do Lago Guaíba na região do complexo portuário de Porto Alegre é de 3 metros e na semana passada o nível atingiu 3,26 metros, o maior registrado desde 1941Crédito: Divulgação
Região Sul
Complexo de Porto Alegre retoma operações após cinco dias
Porto do RS teve atividades suspensas devido à elevação de nível do Lago Guaíba
O complexo portuário de Porto Alegre (RS) teve suas atividades retomadas na segunda-feira (27) após cinco dias de operações suspensas devido à elevação do Lago Guaíba. O porto estava com as atividades paralisadas desde o último dia 22 de novembro.
Em comunicado oficial, a Portos RS, Autoridade Portuária dos portos do Rio Grande do Sul, informou que, com a diminuição do nível do Lago Guaíba, a reabertura das comportas e manutenção da infraestrutura e equipamentos da área administrativa, foi autorizada a retomada das operações em Porto Alegre a partir das 8h de segunda-feira.
O mau tempo na região Sul, registrado através do fenômeno El Niño, foi um dos motivos para a elevação do lago, fazendo com que o mar avançasse sobre o cais e, por essa razão, paralisando as operações portuárias.
Segundo dados da Defesa Civil de Porto Alegre e do estado, na semana passada o Lago Guaíba atingiu 3,26 metros, considerado o maior nível desde 1941. O pico durante a enchente histórica no passado foi de 4,75 metros.
Em razão do aumento do nível do rio, diversas ruas e avenidas de Porto Alegre ficaram debaixo d’água, deixando pessoas desabrigadas e feridas.
A reabertura das comportas, que permitiram a retomada das atividades no complexo portuário, se deu através do Departamento Municipal de Água e Esgotos da capital gaúcha.
Histórico
Esta foi a segunda vez no ano em que o aumento de nível do Lago Guaíba causa a suspensão das operações e atividades no complexo portuário de Porto Alegre. Além disso, foi necessário que os trabalhos administrativos dos colaboradores da Autoridade Portuária fossem executados em regime de home office.
Na ocasião, no mês de setembro, o lago, segundo a Defesa Civil Estadual, atingiu 3,17 metros na capital gaúcha. Vale lembrar que a cota de inundação do Lago Guaíba na região do complexo de Porto Alegre é de 3 metros.