quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Divulgação/UFAL

Região Nordeste

Mina da Braskem em Maceió cede quase 2 metros em 3 dias

2 de dezembro de 2023 às 9:00
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Defesa Civil Municipal informou que o solo está cedendo a uma velocidade de 62 centímetros por dia

A mina 18 da empresa Braskem que corre risco de colapsar em Maceió (AL) está cedendo 62 centímetros por dia, segundo informações da Defesa Civil Municipal. Entre os dias 28 e 30 de novembro, o solo cedeu 1,87 m.

Ao todo, a companhia perfurou 35 poços na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, para extração de sal-gema, matéria-prima utilizada na produção de PVC. As atividades foram encerradas em 2019, quando rachaduras em imóveis e ruas de bairros próximos à atividade começaram a aparecer.

Na época, milhares de imóveis foram desocupados e as famílias realocadas para outras regiões. Hoje, a área que sofre risco de colapso está entre as que foram desocupadas em 2019, mas há moradores em bairros próximos.

Por isso, desde o início da semana, a Prefeitura e o Governo do Estado já retiraram cerca de 5 mil pessoas que moram em áreas que podem sofrer o impacto, caso o solo se rompa. Os monitoramentos que estão sendo feitos indicam que, caso a mina 18 entre em colapso, ela pode causar também o desabamento das minas 19 e 7, abrindo uma cratera do tamanho do estádio do Maracanã.

Além da proibição do tráfego de pessoas no entorno, as embarcações não podem navegar pela Lagoa Mundaú, onde parte das minas está localizada. A Defesa Civil explicou que, se o solo desabar, a água da lagoa, terra e detritos serão empurrados para dentro da cratera. “Esse fenômeno tornaria a água da lagoa salgada e toda a área de mangue na região seria impactada de forma bastante trágica”, diz a nota do órgão.

A Braskem informou que continua monitorando a situação e tomando todas as medidas cabíveis para minimização do impacto de “possíveis ocorrências” e segue colaborando com as autoridades competentes.

Governo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, solicitou nesta sexta-feira (1), a disponibilização de recursos federais e a edição de Medida Provisória (MP) que garanta atendimento aos moradores de Maceió.

“Já foi pedido ao governo, através da minha conversa com o vice presidente Geraldo Alckmin, através de medida provisória, que nós possamos discutir com a prefeitura para vermos como o governo federal pode ajudar Maceió neste momento”, disse Lira, ressaltando que o foco será a construção de novas moradias populares.

O ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho, está em Maceió junto a outras autoridades e disse que o foco do Governo Federal, no momento, é evitar “perdas de vidas humanas”.

 

Compartilhe:
TAGS Braskem Defesa Civil Municipal. Governo do Estado Maceió