O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado no último dia 24 pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o secretário executivo adjunto do Mapa, Cléber SoaresCrédito: Divulgação/Mapa
Nacional
Ministério da Agricultura e ApexBrasil assinam acordo
Objetivo é propor diretrizes de ação, alinhar processos e atribuir responsabilidades para a execução das iniciativas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram no último dia 24 um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que estabelece parceria entre as instituições. O objetivo é propor diretrizes de ação, alinhar processos e atribuir responsabilidades para a execução das iniciativas que vão beneficiar a competitividade do setor agropecuário brasileiro.
A ação, segundo o Mapa, visa incentivar empresas brasileiras da cadeia do agronegócio que tenham interesse em iniciar o processo de exportação, ampliar suas vendas ou atrair investimento direto estrangeiro, bem como empresas estrangeiras que desejam investir no Brasil. O secretário executivo adjunto, Cleber Soares, ressaltou que o acordo surge em um momento em que o mundo enfrenta três grandes desafios: segurança alimentar, segurança climática e segurança energética.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, comentou sobre a longa história de parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Apex em eventos de promoção comercial, abrangendo feiras internacionais, rodadas de negócios, missões empresariais e seminários. A assinatura do acordo ocorreu durante o 1º Encontro Nacional do Agro e o 5º Encontro Nacional dos Adidos Agrícolas, que tem como objetivo discutir questões técnicas relacionadas a barreiras comerciais, acesso a mercados, promoção comercial, sustentabilidade, imagem e oportunidades para o agronegócio. O evento se estenderá até o dia 28 de novembro.
O Acordo de Cooperação terá uma vigência de dois anos a partir da publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado mediante aditivo. O ACT será executado por meio de um Plano de Trabalho baseado em três eixos de ação: promoção comercial e imagem; atração de investimentos; e inteligência comercial.
Conforme o ACT, as instituições unirão esforços para alinhar e convergir iniciativas de promoção comercial internacional e atração de investimentos diretos estrangeiros, buscando otimização de recursos, ganhos de escala e melhoria da qualificação das empresas do setor.