sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com a Marinha,  as quatro viaturas JTLV ficarão no Batalhão de Blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, localizado no município de Duque de Caxias, no estado do RioFotos: Divulgação/Marinha do Brasil

Nacional

Marinha recebe novas viaturas blindadas que serão utilizadas na operação GLO

Atualizado em: 4 de dezembro de 2023 às 8:46
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Os quatro JTLVs fazem parte de acordo da corporação com o governo dos Estados Unidos

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil recebeu quatro novas viaturas blindadas JTLV (Joint Light Tactical Vehicle). De acordo com a corporação, os novos blindados serão utilizados na operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que está em andamento desde o início de novembro nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ) e Santos (SP).

Segundo a Marinha, os quatro veículos desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro e foram imediatamente enviados para o Centro de Intendência da Marinha, no bairro Parada de Lucas, onde passaram por testes e avaliações operacionais.

Além disso, os JTLVs receberam pintura camuflada, no mesmo molde das outras quatro viaturas blindadas que foram recebidas pela Marinha no primeiro semestre de 2023, que já se encontram em operação nas regiões portuárias do estado.

Até o fim de 2024, são esperados a chegada de mais quatro JTLVs vindos dos Estados Unidos, uma vez que o contrato da Marinha do Brasil com o governo norte-americano prevê a aquisição de 12 unidades blindadas.

De acordo com a Marinha, todas essas viaturas ficarão no Batalhão de Blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, organização militar subordinada à Força de Fuzileiros da Esquadra, localizada no município de Duque de Caxias (RJ).

Características

O blindado pode ser equipado com metralhadoras .50 e lançador de granadas. Além da GLO, ele pode ser utilizado em missões de paz, de assistência humanitária e de apoio à Defesa Civil. O JLTV foi desenvolvido a partir de demandas das Forças Armadas dos Estados Unidos para conflitos em cidades do Iraque e do Afeganistão. Foi desenhado para combinar a relativa agilidade de um “Hummer” com a blindagem antiexplosivos de um tanque leve.

Compartilhe:
TAGS Lei e da Ordem Marinha do Brasil Marinha recebe operação GLO