domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A Agrícola Famosa pretende arrendar uma área de 4 mil metros quadrados no Porto de Natal e construir um terminal frigorífico, ampliando o transporte de melões, manga e uvaCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Maior produtora de melão do país quer arrendar área no Porto de Natal

Atualizado em: 4 de dezembro de 2023 às 8:53
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Projeto da Agrícola Famosa visa ampliar estrutura de exportação de frutas produzidas em Mossoró

A Agrícola Famosa, maior produtora de melão do mundo, quer arrendar um dos berços do Porto de Natal (RN). O investimento seria feito em parceria com a empresa Greensea, com o objetivo de ampliar a estrutura de exportação das frutas produzidas em Mossoró (RN).

Para dar andamento à ideia, representantes das duas companhias entregaram um ofício pedindo a permissão de uso à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela gestão do porto, e à governadora do estado, Fátima Bezerra, no dia 23 de novembro, durante um evento no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal. Agora, o processo passará por etapas que devem ser finalizadas em até 18 meses.

Para a governadora, o pedido de arrendamento fortalece a atividade da fruticultura potiguar, a mais expressiva no estado. “É fundamental ressaltar a parceria estratégica entre a Agrícola Famosa e a Greensea. Essa colaboração desempenha um papel crucial ao oferecer suporte logístico a um setor econômico de grande destaque no Rio Grande do Norte: a fruticultura”, declarou Fátima.

A proposta da Agrícola Famosa é arrendar uma área de 4 mil metros quadrados no Porto de Natal e construir um terminal frigorífico, ampliando o transporte de melões e também de manga e uva. O trabalho de logística seria feito pela empresa Greensea, que desde agosto já atua no transporte de frutas pelo Porto de Natal. “A gente quer transformar Natal, realmente, num porto fruteiro”, declarou o CEO da Agrícola Famosa, Carlo Porro.

Fátima Bezerra garantiu que segue dialogando com o Ministério dos Portos e Aeroportos para fortalecer o Terminal Portuário de Natal, inclusive com a realização de uma dragagem, já que a última vez que este trabalho foi feito foi em 2012. O objetivo é deixar o canal aquaviário do porto com 12 metros de profundidade – atualmente em 10 m.

O diretor-presidente da Codern, Nino Ubarana, disse que este é o segundo pedido de arrendamento feito à instituição este ano – o primeiro veio pela mineradora Fomento do Brasil, que também planeja arrendar um berço para exportar minério de ferro.

Nino explicou que as etapas para os processos de arrendamento começam com o envio da carta de intenções, como o realizado no último dia 23. Em seguida, a carta é encaminhada à Secretaria Nacional de Portos, para permitir a continuidade do processo. Após isso, a empresa interessada deve realizar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA), definindo o local ideal para a instalação do empreendimento. Esta etapa leva entre 120 a 180 dias. No total, todo o processo deve ser concluído em um ano e meio.

Aumento de capacidade

Hoje, a Agrícola Famosa opera em Natal um navio por semana com capacidade para transportar 2.500 toneladas. Se o arrendamento for feito, a ideia é operar com navios que operem 3.500 toneladas e aumentar a quantidade de quatro para cinco embarcações por mês.

“A nossa intenção é trazer navios maiores e carregar não só a Agrícola Famosa, mas outros produtores que também estão precisando de um serviço express, tanto na saída, como na chegada, já que os produtores vêm enfrentando problemas logísticos nos últimos anos”, disse Carlo Porro.

Compartilhe:
TAGS Agrícola Famosa empresa Greensea Porto de Natal Rio Grande do Norte Terminal Marítimo