O embaixador do Uruguai, Guillermo Valles (à direita), fez a entrega simbólica do estudo de demanda para a hidrovia Brasil-Uruguai ao diretor-geral da Antaq, Eduardo NeryCrédito: Divulgação/Antaq
Mercosul
Antaq recebe estudo de demanda para futura hidrovia Brasil-Uruguai
Estudo servirá como embasamento para o projeto de concessão da via Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos
O governo do Uruguai entregou na última sexta-feira (1) o estudo de demanda definitivo para a implantação de um terminal hidroviário para o embarque de cargas agrícolas na futura hidrovia do Mercosul, que ligará o Brasil ao Uruguai. A entrega do documento ocorreu na Embaixada do Uruguai, recebido pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery.
O estudo, que foi elaborado por entidades do setor privado do Uruguai, trata da instauração do terminal Tacuari, a ser construído às margens do Rio Taquari, na Lagoa Mirim, no Uruguai. Os dados subsidiarão a análise de demanda ao projeto para instalação e concessão da Hidrovia da Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos.
A concessão dessa via, também conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai, é tratada como uma das prioridades da Antaq e está prevista no Plano de Geral de Outorgas (PGO) Hidroviário da agência reguladora.
O projeto binacional de transporte hidroviário é constituído por trechos de sete rios e tem extensão total de 1.860 quilômetros. A navegação pelo canal fluvial permitirá o escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas (RS), liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico.
Além de Eduardo Nery, a solenidade contou ainda com a participação do embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, de representantes de entidades privadas, de representantes do Governo do Rio Grande do Sul e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.
Dragagem
Durante a solenidade, Eduardo Nery afirmou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê a entrega do edital do projeto básico e de execução dos serviços até o dia 15 de dezembro.
“Quanto mais apoiadores tivermos para este projeto, melhor. Estamos caminhando, mas não podemos ter um minuto de desatenção. Esse documento é muito importante para fazermos a nossa modelagem e seguir dentro do cronograma. O Dnit tem uma importante entrega para este mês para podermos seguir com essa pauta crucial para os dois países”, comentou.
O embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, ressaltou a importância do alinhamento das políticas públicas binacionais com o setor privado para a concretização da hidrovia que liga os dois países.
“Não há navegação se não houver terminal portuário. Esse estudo embasa ainda mais a necessidade de instalação desta hidrovia. É importante ressaltar ainda que a Antaq tem sido uma importante parceira para a concretização deste projeto. Estamos entre parceiros de um projeto fraterno e muito desejado tanto por entes públicos quanto privados”, disse.