Os seis terminais contemplados com o selo foram: Transpetro, Pandenor, Decal, Tecon Suape, Ultracargo e Bunge/Divulgação Porto de Suape
Porto de Suape
Seis terminais do Porto de Suape recebem selo Amigo do Oceano
Reconhecimento aconteceu nesta quarta-feira (6), durante evento ocorrido na área portuária
Seis terminais arrendatários do Porto de Suape (PE) foram premiados com o selo Terminal Amigo do Oceano, que condecora empresas que cumprem critérios relacionados à governança ambiental. A terceira edição do evento ocorreu nesta quarta-feira (6), na base mar do complexo portuário.
Os seis terminais contemplados com o selo foram: Transpetro, Pandenor, Decal, Tecon Suape, Ultracargo e Bunge. A análise dos procedimentos ambientais adotados por cada empresa foi feita por uma comissão julgadora composta por representantes das diretorias de Sustentabilidade, Presidência e Gestão do Porto de Suape.
Os critérios avaliados contemplam a governança ambiental, incluindo o consumo racional de água, de energia, e de práticas de combate ao despejo de lixo no mar. Na análise, itens como licenciamento ambiental, prevenção e resposta a emergências, certificações voluntárias, recursos humanos e treinamentos dedicados à pauta em questão também foram pontuados.
“Essa é a forma que temos de promover e incentivar ações e boas práticas na gestão ambiental marítima. E isso contribuiu para que Suape ficasse entre os três portos públicos do Brasil com melhor Índice de Desempenho Ambiental (IDA), monitorado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em novembro deste ano”, afirmou o diretor-presidente da estatal, Marcio Guiot, durante a solenidade.
Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade da estatal portuária, citou que as boas práticas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região. “A ideia é que esse projeto cresça cada vez mais, promovendo uma competição saudável no atracadouro”, ressaltou.
Representantes de vários órgãos públicos prestigiaram a solenidade de premiação, entre eles Rafael Duarte, gerente regional da Antaq no Recife, e Ronaldo Lima, comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco.