Nacional
Ministério dos Transportes defende transição ecológica na COP 28
Representantes da pasta falaram sobre o assunto durante painel da conferência do clima em Dubai
O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, afirmou que o desenvolvimento sustentável está entre as prioridades do setor de infraestrutura brasileira. Ele deu essa declaração durante o painel “Transição Ecológica e Infraestrutura de Transportes”, na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes.
“O Ministério dos Transportes tem uma série de ações que recolocam a infraestrutura brasileira nessa pauta. É preciso conciliar desenvolvimento, proteção do clima e garantia do direito das pessoas”, disse.
Para Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transportes Ferroviários, é necessário o investimento no modal como um dos menos poluentes. “Esse modelo representa 17% do transporte de carga do país, mas o Plano Nacional de Logística prevê que esse número chegue a 34,6% até 2035, o que será um avanço ambiental significativo, já que o transporte ferroviário emite somente 5% de CO2”, disse.
Público e privado
O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, lembrou que o desafio da transição ecológica é tanto para o setor privado quanto para o setor publico. “É preciso discutir o assunto em rede, por isso este encontro na COP28 é um marco. E neste ano o presidente Lula tomou uma decisão muito relevante no orçamento do Novo PAC, que foi colocar a agenda de sustentabilidade como algo central nas discussões: o termo transporte está associado às palavras ‘eficiente e sustentável’”, finalizou.