Empresa afirma que fim das atividades estão alinhadas com o encerramento do fornecimento de combustível da usina / Divulgação Eneva
Região Nordeste
Eneva encerra operação de usina em Fortaleza, um ano e meio após aquisição
Termofortaleza deixa de funcionar no próximo dia 28
A usina termelétrica (UTE) Termofortaleza, em Caucaia (CE), deixará de operar no próximo dia 28 de dezembro. O encerramento ocorre após um ano e sete meses desde que a instalação foi adquirida pela Eneva. De acordo com a companhia, o fim da atividade busca “alinhamento com o encerramento do contrato de fornecimento de combustível da usina”.
O empreendimento faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e possui capacidade instalada de 327 megawatts (MW), produzindo energia em ciclo combinado de gás e vapor. Em junho de 2022, o equipamento foi comprado da Enel, que era a proprietária, por R$ 489,8 milhões. A Eneva solicitou a antecipação do fim da outorga para este ano à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mesmo tendo o aval para funcionar até dezembro de 2033.
“A Eneva esclarece que a decisão ocorre devido a sua seriedade em honrar seus compromissos contratuais, considerando a disponibilidade operacional da usina”, afirma a empresa, em nota.
A companhia ainda explicou que enquanto não houver novos contratos de fornecimento de gás natural para a termelétrica e para a comercialização de energia, o plano é hibernar a usina. “A estratégia é aguardar oportunidades futuras para desenvolver situações de suprimento, bem como venda de energia”, ressaltou.
Sobre a possibilidade de demissões, a Eneva também esclareceu que os funcionários irão continuar operando suas funções normalmente, sendo que “possíveis decisões serão comunicadas com transparência, de acordo com as diretrizes da empresa”.
A Petrobras informou, em nota, que o atual contrato de fornecimento de gás natural para a Termofortaleza será encerrado neste mês. O término segue a condição comercial estabelecida contratualmente, após 20 anos do início de vigência.