As empilhadeiras Konecranes SMV 16-1200 C usam braçadeira especial para levantar fardos de celulose sem paletes e possuem recursos de aprimoramento de segurança / Divulgação Konecranes
Porto de Santos
Konecranes entrega equipamentos para novo terminal da Eldorado Brasil
Sete empilhadeiras e dois pórticos chegaram à unidade instalada no Porto de Santos
A Konecranes, empresa fabricante de equipamentos logísticos, entregou nesta semana sete empilhadeiras e dois pórticos para o novo terminal de celulose da Eldorado Brasil localizado no Porto de Santos. A lista de equipamentos completa um pedido que também envolveu um planejamento conjunto e consultoria no layout do novo terminal, inaugurado no meio do ano, para garantir que a Eldorado obtenha o melhor retorno comercial de seu investimento.
“Queremos ser referência em logística de celulose, por isso escolhemos a Konecranes. Eles nos ajudaram a projetar o terminal e forneceram equipamentos com todas as adaptações especiais que necessitamos para o manuseio da celulose. Em poucos meses já estamos impressionados com a produtividade, segurança e ecoeficiência”, afirmou Leandro Nogueira, gerente de Operações Logísticas da Eldorado Brasil.
As sete empilhadeiras Konecranes SMV 16-1200 C, de 16 toneladas, usam uma braçadeira especial projetada para levantar fardos de celulose sem paletes e possuem vários recursos de aprimoramento de segurança, incluindo amortecedores, luzes e câmeras de segurança. Além disso, há sensores especiais que otimizam o uso de óleo e reduzem o desperdício.
Os dois pórticos Konecranes são feitos sob medida com um guincho aberto personalizado, uma braçadeira espalhadora para fardos de celulose e a opção de conectar um espalhador de contêiner quando necessário. Uma variedade de recursos inteligentes garantem movimentos suaves e precisos, e a energia de frenagem é reciclada. Os controles de rádio e uma Estação de Operação Remota (ROS) permitem o controle total do guindaste com máxima segurança do operador.
“Esta entrega fortalece uma longa parceria com a Eldorado, que oferece muitos benefícios para ambos os lados, incluindo ampla cooperação com nosso confiável distribuidor local de empilhadeiras Equiport. O novo terminal de celulose é um ecossistema digital de última geração que traz os mais altos níveis de eficiência e segurança para a elevação na indústria de celulose e papel, e temos orgulho de apoiar para torná-lo um sucesso”, comentou Andrés Ramirez, gerente regional de Vendas e Empilhadeiras da Konecranes.
Monitoramento
A Konecranes também está fornecendo à Eldorado Brasil o TRUCONNECT, monitoramento remoto que coleta diagnósticos quase em tempo real para otimizar o desempenho, a manutenção, a economia e a eficiência de todos os equipamentos. Esses dados estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, através do portal do cliente online yourKONECRANES.
O novo terminal da Eldorado Brasil no Porto de Santos foi projetado para processar três milhões de toneladas de fardos de celulose anualmente, ou cerca de 8,3 mil toneladas diárias por ferrovias e caminhões. Cerca de 90% da celulose são exportados para 45 países.