A reunião abordou ainda detalhes da infraestrutura que seria necessária para viabilizar o ativo e impulsionar a logística das empresas da região/Divulgação Governo do Ceará
Região Nordeste
Implantação de porto seco no Cariri é discutida em audiência pública
Objetivo foi formular um documento para auxiliar projeto do Governo do Ceará
A implantação de um porto seco na cidade de Missão Velha, na região do Cariri, no Ceará, foi discutida em audiência pública na última segunda-feira (11).
O encontro foi requerido pelo deputado estadual Fernando Santana e contou com a participação do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, de prefeitos e parlamentares.
Para o desenvolvimento da região, a presença de uma área alfandegada foi citada como um marco, que ajudaria a desenvolver a economia caririense.
Santana ressaltou também que o objetivo principal da audiência foi a formulação de um documento que será entregue à Adece para a criação de um projeto a ser executado pelo Governo do Ceará.
A partir das orientações dele, o governo estadual deve realizar os estudos necessários que trarão informações sobre aportes necessários, potencialidades do novo equipamento, entre outras.
“Em 2024, com esse documento em mãos, nós poderemos correr atrás do presidente Lula, com o apoio do governador Elmano de Freitas, do Senador Cid Gomes e da Senadora Augusta Brito (para realizar o projeto)”, declarou o deputado.
Para o parlamentar, a criação de um porto seco no Cariri facilitaria a movimentação de matérias-primas, reduzindo preços de mercadorias.
“No Cariri não temos o mar, então a ideia é que a gente tenha um porto seco para escoar a mercadoria, baratear os preços e alavancar a economia”, explicou.
O prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas Macedo Filho, garantiu que já iniciou os trâmites para a instalação do porto seco.
A reunião abordou ainda detalhes da infraestrutura que seria necessária para viabilizar o ativo e impulsionar a logística das empresas da região, destacando que o porto seco fortaleceria a importação e exportação de produtos, bem como o desenvolvimento industrial e a geração de emprego e renda.
Comprometimento
Na ocasião, Danilo Serpa se comprometeu a viabilizar um projeto que facilite a concretização do equipamento.
“Missão Velha está em uma localização estratégica para receber o porto seco do Cariri, tendo em vista que está no marco zero da Ferrovia Transnordestina, que terá um ramal ligando o Piauí ao Pecém. Será um benefício para toda a Região Nordeste brasileiro. A Adece, seguindo orientação do governador Elmano de Freitas, está contratando um estudo de viabilidade econômica e um pré-projeto para a efetivação do equipamento”, afirmou Danilo Serpa.