sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Silvio Costa Filho posa para fotos ao lado de autoridades de Brasil e Uruguai: o ministro lembrou que a obra é crucial para alavancar a economia brasileira através da exportação / Crédito: Divulgação/MPor

Nacional

Antaq assina aviso de licitação para Hidrovia Brasil-Uruguai

Atualizado em: 14 de dezembro de 2023 às 11:26
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Medida já foi publicada no Diário Oficial da União e é prioridade no  Plano de Geral de Outorgas Hidroviário

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) assinou o aviso de licitação de dragagem da Hidrovia da Lagoa Mirim – Lagoa dos Patos. O ato aconteceu no Uruguai, durante a inauguração do aeroporto de Rivera, no último dia 11. O empreendimento será realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas os estudos para o modelo, execução e gestão da hidrovia serão feitos pela Antaq. O diretor-geral da autarquia, Eduardo Nery, lembrou que as hidrovias são prioridade para a agência.

“Mais um importante passo para a viabilização do modal hidroviário no país. Faremos a nossa parte e realizaremos estudos para realizar o processo de concessão dessa hidrovia que é prioridade no Plano de Geral de Outorgas Hidroviário”, disse.

De acordo com a Antaq, “o plano hidroviário tem como principal objetivo aumentar a competitividade e o desenvolvimento do Brasil. O documento aprovado estabelece que a exploração das vias navegáveis ou potencialmente navegáveis será feita por meio de concessão ou por meio de licitação”, informou a agência.

Além de Eduardo Nery, estiveram presentes o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O ministro Sílvio Costa Filho lembrou que a obra é crucial para alavancar a economia brasileira através da exportação.

“Uma obra importante que há mais de 62 anos é tão sonhada pela população dos dois países. Ela vai ajudar no escoamento da produção, ampliar as nossas exportações e fazer com que o Porto do Rio Grande possa melhorar ainda mais na exportação de grãos e importação de trigo e outros ativos fundamentais para a movimentação da economia”, falou.

A hidrovia também é conhecida como Hidrovia Brasil-Uruguai e está prevista nas obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o investimento é de aproximadamente R$ 42 milhões e prazo de execução de 23 meses.

O projeto entre Brasil e Uruguai é constituído por trechos de sete rios e tem extensão total de 1.860 quilômetros. A navegação pelo canal fluvial permitirá o escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico.

O aviso de licitação prevê a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de elaboração de projeto executivo de dragagem e execução de dragagem de implantação do Canal Navegável na Lagoa Mirim, compreendendo o Canal do Sangradouro (Extremo Norte) e o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul).

Compartilhe:
TAGS bioceânica BRASIL hidrovia rota Uruguai