A estratégia visa promover uma ação para melhorar a eficiência através da digitalização de operações e acelerar a descarbonização da indústria de transporte de cargas marítimas / Crédito: Divulgação
Singapura
Porto de Singapura anuncia estratégia para criação de corredor verde
Parceria envolve os portos de Los Angeles e Long Beach, na costa oeste dos Estados Unidos
A Autoridade Portuária e Marítima de Singapura (MPA) anunciou, na última quarta-feira (6), uma parceria com o Porto de Los Angeles e o Porto de Long Beach, ambos na costa oeste dos Estados Unidos, para a criação de um corredor logístico verde e digital (GDSC, da sigla em inglês green and digital shipping corridor) que cruzará o Oceano Pacífico. O anúncio aconteceu durante a COP 28, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A estratégia visa promover uma ação global para melhorar a eficiência através da digitalização de operações e acelerar a descarbonização da indústria de transporte de cargas marítimas. Os três portos já haviam assinado um memorando para o desenvolvimento de um corredor sustentável entre Singapura e o complexo portuário de Los Angeles em abril deste ano.
“Nas últimas duas décadas, nós aprendemos que a colaboração entre as empresas da indústria marítima é a chave para realizar um progresso relevante na redução de emissões e na limpeza do ar”, afirmou o CEO do Porto de Long Beach, Mario Cordero.
Os três portos irão colaborar com stakeholders dos setores marítimo e de combustível, além do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, formado por 96 cidades ao redor do mundo unidas em prol do combate à crise climática. O plano delineou os papéis e responsabilidades relacionadas ao corredor, além de processos para integração de novos participantes, gestão financeira, confidencialidade e tomada de decisões.
Os portos e o C40 encomendaram um estudo para analisar o fluxo de comércio e tráfego de navios entre Singapura, Los Angeles e Long Beach. O estudo irá estimar a quantidade de combustíveis sustentáveis necessários para a rota e orientar a sua implementação por meio da identificação de oportunidades de colaboração para desenvolver o corredor. Os fundadores da estratégia ainda irão empenhar os stakeholders para atrair novos integrantes em 2024.
O diretor executivo do Porto de Los Angeles, Gene Seroka, ressaltou que a parceria será “a base para a construção do futuro da logística marítima”.