sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A APS diz que a decisão de estender o vínculo com o Ecoporto por seis meses visa garantir empregos no terminal, além de manter a capacidade atual de movimentação do caisCrédito: Divulgação/APS

Região Sudeste

Autoridade Portuária de Santos prorroga vínculo com Ecoporto

19 de dezembro de 2023 às 9:01
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Decisão por novo vínculo temporário foi tomada enquanto modelagem do terminal STS 10 segue em revisão

A Autoridade Portuária de Santos (APS) novamente prorrogou de forma temporária o arrendamento da Ecoporto, empresa pertencente ao grupo Ecorodovias, cujo terminal está localizado no cais do Saboó, na margem direita do cais santista. De acordo com a APS, a decisão foi tomada enquanto a modelagem da concessão da área do STS 10 segue em revisão.

Inicialmente, o contrato de concessão de arrendamento do terminal concluiu em 11 de junho deste ano, encerrado o prazo de 25 anos de concessão da área.

Depois de uma primeira prorrogação de contrato, que venceria neste mês de dezembro, a Autoridade Portuária decidiu por um novo vínculo temporário com a empresa, que opera em seu terminal contêineres, carga geral e também veículos.

No mês passado, o diretor-presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, já havia declarado que a companhia tinha interesse em fazer mais uma renovação de forma temporária. Segundo ele, o prazo serviria para que o Porto de Santos pudesse analisar no período o programa de investimentos a ser apresentado pela empresa.

Em nota enviada ao BE News, a APS afirmou que a decisão do novo vínculo por mais seis meses teve a finalidade de garantia dos empregos no terminal, além de manter a capacidade atual de movimentação do cais santista.

“Como a modelagem da concessão da área STS 10 está em revisão, a Autoridade Portuária de Santos (APS), em consonância com o Ministério de Portos e Aeroportos, promoveu a prorrogação temporária do arrendamento por seis meses, renovada agora por mais seis meses, com a finalidade de garantir os empregos e manter a capacidade atual de movimentação do Porto, bem como permitir que seja feita uma análise mais detalhada do processo de arrendamento do STS 10”, disse.

O BE News procurou o Grupo EcoRodovias, mas a empresa não se manifestou até a publicação da reportagem.

STS 10

No mês passado, Anderson Pomini afirmou que a atual diretoria que administra o Porto de Santos não vê a necessidade de um novo terminal de contêineres na margem direita do cais.

A partir da retomada da autonomia de gestão para a Autoridade Portuária, um dos principais desafios teria a ver com o futuro do STS 10, cuja delegação ficaria a cargo da Autoridade Portuária.

Conforme o plano de investimentos do porto, já previsto para 2024, que inclui a expansão portuária, o cais santista terá uma série de iniciativas prevendo o aumento da capacidade de movimentação de contêineres.

Compartilhe:
TAGS área do STS 10 Autoridade Portuária de Santos Ecoporto Ecorodovias