Cumprindo agenda em Santos, Tarcísio de Freitas disse que o Governo do Estado estima que o início das obras para a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes aconteça em 2026Crédito: Cássio Lyra/BE News
Região Sudeste
Tarcísio vai buscar capital estrangeiro para construção do túnel Santos-Guarujá
Empresas especialistas em túneis no mundo estão interessadas no projeto, segundo o governador
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), revelou que vai se reunir com grupos e investidores estrangeiros no próximo mês que estão interessados na construção e operação do túnel imerso Santos-Guarujá, que vai ligar as duas margens do Porto de Santos. De acordo com o governador, grupos europeus e também asiáticos se mostraram amplamente interessados no projeto.
A obra do túnel está integrada ao Novo PAC (programa de aceleração do crescimento) do Governo Federal. Orçado em cerca de R$ 6 bilhões, o empreendimento é a maior obra da infraestrutura do atual Governo Federal e terá recursos tanto da União quanto do Governo do Estado.
De acordo com o governador, existe um grande interesse do mercado no túnel em relação a construção e operação.
“Acho que o projeto do túnel vai ser um grande exemplo de cooperação bem sucedida entre Governo Federal e Estadual. A boa notícia é que são vários grupos interessados na obra”, comentou Tarcísio, que esteve na Baixada Santista na quinta-feira (12) para a entrega de moradias populares em Santos e em Guarujá.
Tarcísio revelou que durante o mês de janeiro vai participar de um roadshow pela Europa onde vai apresentar o projeto do túnel Santos-Guarujá. França, Itália, Holanda e Espanha serão alguns dos países aos quais a comitiva do Estado fará visitas.
“O projeto está sendo muito bem aceito no mercado. Nós já conversamos com alguns grupos estrangeiros, empresas da Europa, embora tenhamos detectado o interesse também de grupos asiáticos. Eles têm interesse em fazer a obra e sua operação. Vamos iniciar a viagem pela França, depois Itália, Holanda e Espanha. Estamos falando dos maiores especialistas em túneis do mundo querendo fazer a construção e a operação do túnel Santos-Guarujá”, analisou.
Nova Imigrantes
Durante a cerimônia de entrega de moradias populares em Santos, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o Governo do Estado estima que o início das obras para a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes aconteça em 2026. Na última sexta-feira (15), ele anunciou que vai pedir à concessionária Ecovias que faça o projeto da nova ligação rodoviária entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista.
Ao BE News, Tarcísio comentou que o Estado deverá anunciar o início da confecção do projeto já no início do ano que vem.
“A gente ainda vai desenvolver o projeto de engenharia; estamos em tratativas para isso. É um estudo que vai levar algum tempo e a gente quer começar o quanto antes. Estamos estimando um ano e meio ou dois anos de projeto executivo para que a gente possa dar início a obra”, comentou.
De acordo com o governador, a partir da elaboração do projeto de engenharia é que será possível saber se a nova pista será somente para o fluxo de caminhões ou atenderá veículos pesados e leves simultaneamente.
O estado ainda não trabalha com prazos e cronogramas, uma vez que o projeto executivo será elaborado, mas Tarcísio se mostrou confiante e crê que entre 2025/2026 já se iniciem os primeiros trabalhos da nova pista.
Durante o roadshow na Europa no mês que vem, o governador revelou, também, que durante visita à Itália, a comitiva do Governo Estadual vai se reunir com a empresa controladora da Ecovias para fazer a apresentação do projeto da nova ligação rodoviária.
A única via de acesso para a chegada de caminhões ao Porto de Santos é a Via Anchieta, a mais antiga do Sistema Anchieta-Imigrantes, que está chegando ao seu limite. Uma nova ligação entre Planalto-Santos é uma das principais reivindicações do setor.
Conforme números apresentados pela concessionária Ecovias e também pelo Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), pelo menos 12 mil caminhões descem pela via Anchieta por dia, com o número podendo ser diretamente afetado em razões de intercorrência na rodovia, principalmente no que diz respeito a seu trecho de serra.