As obras de aprofundamento têm como objetivo aprimorar as condições de navegabilidade e permitir a atracação de navios de grande porte, notadamente da classe New PanamaxCrédito: Divulgação/PortosRio
Região Sudeste
Porto do Rio de Janeiro inicia dragagem para receber navios de 366 metros
Serviço começou neste mês e tem previsão para conclusão em agosto do ano que vem
A Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio de Janeiro, a PortosRio, anunciou que foram iniciados os trabalhos de dragagem do canal principal do Porto do Rio de Janeiro. As obras de aprofundamento têm como objetivo aprimorar as condições de navegabilidade e permitir a atracação de navios de grande porte, notadamente da classe New Panamax, de 366 metros de comprimento, atendendo a uma demanda do mercado internacional.
De acordo com a PortosRio, os terminais que serão beneficiados com os serviços de dragagem são o MultiRio e o Rio Brasil Terminal, ambos especializados na operação e movimentação de contêineres.
Segundo a Autoridade Portuária, a dragagem foi classificada como serviços de prioridade, pois resultará em um aumento significativo na capacidade de recebimento de cargas e é considerada de extrema importância para preservar a competitividade dos terminais de contêineres do porto, dado o contínuo aumento das dimensões dos navios conteineiros.
O investimento total no valor de R$ 163 milhões para a realização desse empreendimento está sendo integralmente financiado pela PortosRio.
O contrato para a execução desse projeto foi concedido ao consórcio Jan De Nul-CHECD, vencedor da licitação, e inclui também o desenvolvimento de sinalização e balizamento. Segundo o cronograma das obras, a conclusão está programada para o dia 30 de agosto de 2024.
A estimativa é que serão dragados aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos durante essa operação.
O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, enfatizou a singularidade do projeto de dragagem, destacando que ele permitirá a ampliação significativa da movimentação de contêineres no Porto do Rio e fortalecerá a economia local, além de contribuir de maneira substancial para o crescimento econômico do estado.
“A iniciativa está alinhada à estratégia de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e cumpre o cronograma estabelecido no planejamento orçamentário da companhia”, comentou.
Licitação
O processo de licitação para a dragagem de aprofundamento ocorreu no mês de agosto, do qual a Jan de Nul foi declarada a vencedora. Além dela, fizeram propostas a DTA Engenharia Ltda e a Enterpa Engenharia Ltda.