Documento provisório inclui um mapeamento das ferrovias e dos destinos turísticos de potencial (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Governo de SP lança consulta pública para plano de turismo em ferrovias
Objetivo é mapear as oportunidades e os principais desafios do setor
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) abriu uma audiência pública virtual para ouvir a sociedade e receber contribuições para o Plano de Turismo Ferroviário do Estado.
O objetivo da consulta é mapear as oportunidades de desenvolvimento do setor e enfrentar os principais desafios dos empreendedores com a missão de traçar as diretrizes para a produção de uma política de estado de fomento ao turismo ferroviário.
A construção do Plano Estadual de Turismo Ferroviário é um esforço de três secretarias de Estado: Turismo de SP, Transportes Metropolitanos e Cultura, Economia e Indústria Criativas, além de autoridades municipais e organizações ligadas ao setor.
Um dos objetivos da política pública é estimular a retomada de um modal de grande apelo para o turismo, acrescentando pelo menos 10 trens turísticos à malha ferroviária de São Paulo, em trechos como Cruzeiro-Passa-Quatro (MG), Boituva-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Preto, entre outros.
O documento provisório ainda aguarda as contribuições da sociedade, mas já inclui um mapeamento das ferrovias e dos destinos turísticos de potencial, metas de curto, médio e longo prazos.
“Com algumas adequações podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 300 Km sendo usados para o turismo, mas esse número pode aumentar”, afirmou o secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena.