sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A Petrobras havia abandonado as atividades na África, mas vinha sinalizando o desejo de voltar por entender que o litoral do continente é geologicamente similar ao do Brasil.Crédito: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

Nacional

Petrobras adquire participação em 3 blocos de petróleo na África

Atualizado em: 28 de dezembro de 2023 às 9:08
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Unidades são divididas entre a estatal, a Shell e a Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe

A Petrobras anunciou na quarta-feira, dia 27, a compra de participação em três blocos de gás natural e petróleo em São Tomé e Príncipe, na costa oeste da África. A aquisição foi autorizada pelo Conselho de Administração da empresa e conduzida pela Shell, líder do consórcio no processo de licitação.

Os blocos são divididos entre Petrobras, Shell e a Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANP-STP). A Galp, empresa de petróleo e energia de Portugal, ficou com 20% de um dos blocos adquiridos pela estatal brasileira.

As áreas de exploração adquiridas para participação da Petrobras são:

 

Bloco 10: Shell, operadora (40%); Petrobras (45%) e ANP-STP (15%).

Bloco 11:Shell, operadora (40%); Petrobras (25%); Galp (20%) e ANP-STP (15%).

Bloco 13: Shell, operadora (40%); Petrobras (45%) e ANP-STP (15%).

 

Em março de 2023, um memorando de entendimentos entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o CEO da Shell, Wael Sawan, foi assinado para intensificar o objetivo de oportunidades de negócio entre as empresas no segmento de exploração e produção (upstream).

A Petrobras havia abandonado as atividades na África, mas recentemente vinha sinalizando o desejo de voltar por entender que o litoral do continente é geologicamente similar ao do Brasil

Em nota, a Petrobras informou que a compra da participação na África levou em consideração os trâmites internos e de governança “alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando a recomposição das reservas de petróleo e gás, por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria”.

“A operação marcará a retomada da atuação exploratória no continente africano com o propósito de diversificação de portfólio e está alinhada à estratégia de longo prazo da Companhia, visando a recomposição das reservas de petróleo e gás, por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria”, completou a Petrobras.

Compartilhe:
TAGS Agência Nacional petrobras Petróleo de São Tomé Portugal