Exportação de soja por Paranaguá: grão será a única carga a registrar queda (crédito: Portos do Paraná/Divulgação)
Região Sul
Paranaguá prevê crescimento de 24% nas exportações de grãos
Projeção estima 7,23 milhões de toneladas dessas cargas movimentadas neste trimestre
O Porto de Paranaguá, no Paraná, prevê um crescimento de 24% na exportação de produtos do agronegócio no terceiro trimestre deste ano, que vai de julho a setembro, comparado ao mesmo período do ano passado. A expectativa é operar 7,233 milhões de toneladas de grãos e farelo de soja, milho e açúcar a granel.
O maior crescimento será nas exportações de milho, segundo a Portos do Paraná, Autoridade Portuária que administra o complexo. Entre julho e setembro, os embarques do cereal deverão alcançar 2,071 milhões de toneladas, volume 3,256% maior que as 61,7 mil toneladas movimentadas nos mesmos meses de 2021.
Para o açúcar espera-se movimentar 1,570 milhão de toneladas, acréscimo de 89,3%. Já as exportações de farelo de soja devem somar 1,325 milhão de toneladas até setembro, 6,4% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O único produto com projeção de queda é a soja em grão, com 2,266 milhões de toneladas a serem exportadas, o que representaria um decréscimo de 35% em relação ao mesmo trimestre de 2021.
Entre navios atracados, programados ou esperados, serão, ao todo, 15 embarcações para operar soja em grão, oito para o carregamento de açúcar a granel, seis para farelo de soja e quatro para milho.